GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Lost:os apuros de Penelope

Nova personagem vira a chave para entender Lost

Kate quem? Jack era qual, mesmo? Depois do episódio final da segunda temporada de Lost, a sensação é mesmo esta: os (supostos) protagonistas da série, que acompanhamos por duas temporadas, passaram a meros coadjuvantes.

O centro da questão agora é Desmond e, mais do que ele, sua namorada, Penelope. Com o mesmo nome da personagem da Odisséia, de Homero – aquela que ficou esperando por anos a fio o retorno do marido, Ulisses –, descobrimos que a moça passou os últimos 3 anos esperando por algum sinal de onde pudesse estar seu amado, o Desmond.

E ela esperava por um sinal específico: uma variação no campo eletromagnético de um ponto da Terra, o que mostra que a filha do poderoso Charles Widmore tem algum conhecimento sobre a natureza daquela ilha.

Penelope é vivida por uma quase-hermana nossa (não bastam os “brasileiros” trabalhando para ela no seriado): a atriz inglesa Sonya Walger, 32 anos recém-completados, que nasceu em Londres e passou boa parte de sua vida na Argentina, onde vive com seu pai.

Sonya apareceu em 2003, durante o lançamento da falida versão americana da série Coupling, vendida para a imprensa como “o substituto de Friends”, de cujo elenco ela fazia parte.

Linda e muito simpática, fez questão de usar seu espanhol para conversar com os jornalistas latino-americanos que estavam em Los Angeles para o lançamento da série.

Contou do período que passou na Argentina, com o pai, orgulhosa das raízes latinas. Atriz de teatro, formada em lite- ratura pela Universidade de Oxford, estava exultante com a visibilidade de seu primeiro grande papel na TV.

Mas ela estava enganada. Coupling não durou nem meia temporada, e seu primeiro grande papel mesmo na TV provavelmente ainda era uma coisa indefinida, uma sombra na mente de J.J. Abrams e seus colaboradores, que só iria vir à tona no episódio final da segunda temporada de Lost.

Enquanto Pen não aparecia, Sonya fez partipações em séries como CSI: Miami, Sleeper Cell e na aclamada The Mind of the Married Man, da HBO.

O curioso é que não é Sonya Walger a moça que aparece com Desmond na foto que Jack vê na escotilha no começo da segunda temporada (foto semelhante à que Desmond guarda consigo, essa, sim de Penelope, que vemos no capítulo final).

Será que é mais uma pegadinha dos roteiristas ou pura mudança de planos e de elenco na última hora? Difícil saber. Entra para a lista dos mistérios de Lost. E Penelope surge como a nossa grande esperança para solucionar boa parte deles.