Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês

Mapas :9 jeitos de ver o mundo

Novas tecnologias radicalizam a maneira como desenhamos os velhos mapas

Por Da Redação Atualizado em 31 out 2016, 18h22 - Publicado em 31 jan 2007, 22h00

Pesquisadores das Universidades de Sheffield e Michigan desenvolveram um logarítimo que trata as fronteiras dos países como uma balão de ar: elas enchem esvaziam conforma a variação dos dados, seja exportação de brinquedos ou o volume de chuvas

EXPORTAÇÃO DE BRINQUEDOS

Alguma surpresa? Pegue um brinquedo e vire-o de cabeça para baixo. O Made in China deve estar lá, em algum lugar. Sozinho, o Leste Asiático (principalmente China, Taiwan e Hong Kong) exporta US$ 20 bilhões por ano em brinquedos cerca de 90% das exportações mundiais. É quase 10 vezes mais que o Leste Europeu, 2ª maior zona exportadora graças ao desempenho da Hungria.

CONTÁGIO POR HIV

O mapa mostra o número de contaminações pelo vírus HIV a cada 100 habitantes. Suazilândia e Botsuana têm a pior situação: entre as pessoas de 15 a 49 anos, respectivamente 38% e 37% têm aids. Os 10 países com as taxas mais altas de contágio estão na África.

IMIGRANTES X EMIGRANTES

3% dos habitantes da Terra trocam de país ao longo da vida. Os EUA (mapa acima) recebem 37,1% desses imigrantes. O maior exportador de gente no mundo? O tamanho do México no mapa do alto responde.

Continua após a publicidade

VOLUME DE CHUVAS

Entre os 244 mapas feitos pela Worldmapper, encontrar um que encontrar um que mostre o Brasil em 1º lugar. Mas aí vai uma categoria em que sobressaímos: volume anual de chuvas. Pode festejar, porque no quesito água na cabeça nenhum país bate a gente. Ganhamos também em termos continentais: de toda água que cai do céu, 27% vêm parar na América do Sul.

MULHERES

Os mapas acima se complementam. O que é pequeno em um, grande no outro. Mais ao alto, está um retrato do número de meninas fora da escola, fenômeno que atinge principalmente os países muçulmanos e a Índia esta imensa bola amarela. Qual a consequência disso? O mapa acima mostra o número de mulheres ocupando cargos de chefia. Consegue ver a Índia? Ou algum país muçulmano?

EMPOBRECIMENTO

Entre 1975 e 2002, 33% da população mundial viu cair seu poder aquisitivo. A maioria está no Leste Europeu, transformado pelo fim do comunismo. O caso da Ucrânia (azul claro) impressiona: seu empobrecimento é o dobro de qualquer outro no mundo.

DEVASTAÇÃO AMBIENTAL

Entre 1990 e 2000, derrubamos 1,33 milhão de km2 de área florestal. Desse desmatamento, 31% aconteceram na América do Sul (em verde) e 21%, no Sudeste Asiático (em amarelo). Na Europa e no Japão, a perda florestal foi zero.

Continua após a publicidade
Publicidade