PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Mito submerso

O arqueólogo e mergulhador Frank Goddio, do Instituto Europeu de Arqueologia Submarina, acaba de encontrar debaixo d·água a cidade perdida.

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 18h28 - Publicado em 31 jul 2001, 22h00

Ana Paula Corradini

Adeusa Afrodite prometeu ao príncipe troiano Páris a mulher mais linda do mundo, Helena. Como ela era casada – com Menelau, rei de Esparta –, Páris raptou-a para levá-la a Tróia, na atual Turquia, dando início à Guerra de Tróia. No caminho, o casal de amantes passou por Heráclio, uma cidade mítica, que não existe nos mapas, apenas nas obras dos escritores gregos, como a Odisséia, de Homero, e Helena, de Eurípedes. Ou melhor, não existia. O arqueólogo e mergulhador francês Franck Goddio, do Instituto Europeu de Arqueologia Submarina, acabou de encontrar debaixo d’água a cidade perdida, provando que a linha entre mito e realidade é mais fina do que se imaginava – uma grande enchente do Nilo teria sido a responsável pelo afundamento do lugar. Goddio, cujo currículo inclui feitos notáveis como a descoberta do palácio de Cleópatra, submerso na costa de Alexandria, e a do navio Oriente, nau capitânia da esquadra de Napoleão, achou Heráclio a 25 quilômetros da costa egípcia.

Pelas inscrições que encontrou, Goddio acredita que Heráclio foi uma cidade muito importante na rota entre Grécia e Egito.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.