Clique e Assine a partir de R$ 9,90/mês

Nascimento da fala humana é desconhecido

Por Da Redação Atualizado em 31 out 2016, 18h15 - Publicado em 31 ago 1996, 22h00

Desde quando o homem fala?

É difícil dizer quando começamos a vocalizar porque as estruturas ligadas à fala não são preservadas como fósseis. Portanto, não há vestígios materiais. As pistas são indiretas. “As marcas deixadas pelo cérebro na parte interna dos crânios fósseis podem revelar áreas neurológicas responsáveis pela fala”, diz a bióloga Maria Zanini, da Universidade de São Paulo. Essas áreas foram localizadas em hominídeos, ou seja, neurologicamente eles já podiam desenvolver a fala. Mas os chimpanzés também as possuem e não falam. Os pesquisadores acham que é o número de ligações neuronais existentes na região do cérebro que determina a fala. Mas é isso que os fósseis não mostram. O pesquisador Philip Lieberman, da Universidade de Brown, nos Estados Unidos, concluiu que o chimpanzé não fala porque sua laringe fica em uma posição elevada, devido à curvatura da base do crânio, limitando a emissão de som. A conclusão é a de que apenas os humanos que apareceram há 100 000 anos já teriam a laringe no lugar certo e as ligações neuronais necessárias à fala. Mas essa idéia ainda não foi provada.

Nascimento da fala humana é desconhecido