Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Novas pistas em Stonehenge

Pesquisadores da Open University, na Inglaterra, descobriram que as pedras que compõem o círculo interno de Stonehenge já estavam lá antes de serem usadas na construção, trazidas por uma geleira.

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 18h23 - Publicado em 30 nov 1990, 22h00

Até agora, acreditava-se que Stonehenge, o conjunto monumental de pedras que se ergue na Planície de Salisbury, a 140 quilômetros de Londres, fosse fruto do hercúleo trabalho de construtores pré-históricos. Eles teriam trazido de Gales, a nada menos de 300 quilômetros de distância, as gigantescas pedras.Uma nova hipótese, no entanto, vem derrubar essa crença. Pesquisadores da Open University, na Inglaterra, descobriram que as pedras que compõem o circulo interno de Stonehenge, de até 2,5 metros de comprimento e cerca de 4 toneladas de peso, já estavam lá muito antes de serem usadas na construção, juntamente com as pedras de arenito que compõem a parte externa. A primeira pista foi levantada pelo geoquímico Richard Thorpe. Ele encontrou uma pedra no sítio arqueológico de Salisbury do mesmo tipo daquelas que compõem o monumento. Mesmo que elas tenham sido transportadas desde Gales, Thorpe acredita que esse trabalho heróico não foi obra de construtores pré-históricos, e, sim, de uma geleira que veio empurrando as pedras até Salisbury, durante uma glaciação ocorrida há 450.000 anos.

 

 

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.