PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

O labirinto era curral

Famoso palácio-labirinto que existiu na ilha mediterrânea de Creta pode ter tido uma finalidade bastante prática: tratava-se de um centro de criação e reprodução de gado.

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 18h23 - Publicado em 31 mar 1991, 22h00

O famoso palácio-labirinto do Minotauro, que existiu na ilha mediterrânea de Creta, pode ter tido uma finalidade bastante prática: tratava-se de um centro de criação e reprodução de gado, usado em cerimônias que marcavam a passagem dos adolescentes masculinos para a condição de adultos e em jogos esportivos, talvez ancestrais das touradas que ainda hoje existem em várias cidades européias. Pelo menos essa é a conclusão a que parecem apontar as descobertas do arqueólogo alemão Günter Nobis, direto de um museu em Bonn.

Intrigado com as centenas de ossos encontrados no local, ele resolveu descobrir a que tipos de seres eles pertenciam. Muitos eram de touros, outros de bisões, animais europeus ameaçados de extinção. Mais interessante foi a descoberta de ossos de um animal desconhecido, que se acredita era resultante do cruzamento das duas espécies anteriores, ou seja, metade bisão, metade touro. Os cretenses devem ter aumentado sua reputação como criadores de gado quando conseguiram reproduzir essa nova espécie de animal. Para Nobis, a lenda do Minotauro, o ser mitológico metade homem, metade touro pode ter algo a ver.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.