GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

O nosso D¿Artagnan

E imprime uma voz inédita e renovadora ao debate sobre a erva no Brasil. Se você ainda não leu, sugiro fazê-lo já.

Adriano Silva Diretor de Redação

Se você não reparou que o editor especial Denis Russo ficou quase seis meses longe da Super, não se sinta mal. Confesso que eu mesmo não senti muito a sua falta. (Brincadeirinha. Só para ele ficar esperto.) Nesse período, Denis, um de nossos mais destemidos e competentes mosqueteiros, escreveu três livros para a gente. O primeiro deles, Maconha, para a coleção Para Saber Mais, é um sucesso editorial que já monta 20 mil exemplares vendidos. E imprime uma voz inédita e renovadora ao debate sobre a erva no Brasil. Se você ainda não leu, sugiro fazê-lo já.

Os outros dois livros do nosso audaz espadachim louro decorrem de uma aventura jornalística maluca na qual ele se meteu por vontade própria, com a ousadia que só os melhores repórteres têm. Denis foi o único jornalista do hemisfério sul a viajar no navio da ONG Sea Shepherd, no final do ano passado, para cobrir a singela ação desses ambientalistas radicais: impedir a caça de baleias na Antártida, nem que fosse por meio do afundamento dos baleeiros japoneses que estavam predando na região. (O Sea Shepherd clama já ter posto dez navios a pique.)

A grande reportagem de Denis está retratada em Piratas no Fim do Mundo – O Diário de uma Viagem à Antártida para Afundar Baleeiros, um livro delicioso, um relato emocionante. Já as belíssimas imagens captadas pelo fotógrafo Ignácio Aronovich, que acompanhou Denis nessa aventura, compõem um segundo livro, Antártida – Em Busca do Perigo. Trata-se de um livro de arte, uma coleção de 103 fotos fenomenais. As duas obras estarão nas bancas ainda este mês – juntas num pacote primoroso. Você tem um aperitivo de ambos os livros nesta edição, a partir da página 48. Coisa fina. Não perca.

Este mês também chegam às bancas três superedições especiais da Super. A Fantástica Ciência da Comida desvenda os mistérios mais apetitosos da cozinha: por que um bolo murcha? Por que o leite derrama quando ferve? O que faz o pão crescer? Por que o mel cristaliza? Por que choramos ao cortar cebolas? E muito, muito mais. Uma delícia.

Como Salvar o Brasil 2003 investiga e apresenta os caminhos para desatarmos uma série de nós que assolam a vida nacional: fome, economia informal, corrupção, reforma política. E se privatizássemos os pequenos municípios? Que tipo de previdência social queremos ter no Brasil? A cobertura de temas ligados à cidadania tem sido uma preocupação constante da Super. E continuará sendo. Alguns problemas nacionais, como mostra a apuração ímpar condensada nesse especial, demandam bastante para serem resolvidos. Outros têm solução simples. Basta só ter vontade e um pouquinho de competência.

Ainda na linha cidadã, a Super está lançando o Manual do Novo Código Civil, com tudo que você precisa saber para se mover com inteligência à luz da nova lei. Ah, sim: além de estar muito bonito e bem organizado em 100 respostas cruciais ao seu dia-a-dia, esse especial está escrito em português – e não em juridiquês. Para ler e guardar.