GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

O que são blue chips?

Ou seja: as mais valorizadas pelo público, empresas tradicionais e de grande porte, com grande liquidez (vendidas facilmente) e procura no mercado.

Julia Moióli

Nada a ver com batatas chips azuis. Trata-se de um termo usado nas bolsas de valores para designar as ações mais estáveis. Ou seja: as mais valorizadas pelo público, empresas tradicionais e de grande porte, com grande liquidez (vendidas facilmente) e procura no mercado. São as ações mais seguras para investir. A ação representa uma fração do capital social de uma empresa – por isso, ela pode ser considerada um pedaço de uma empresa. O termo blue chip é originário do pôquer, jogo de cartas no qual as fichas azuis (blue chips) são as mais valiosas. No Brasil, a lista de empresas blue chips não é oficial e muda toda hora. Entretanto, ações como as da Companhia Vale do Rio Doce, Cemig, Petrobras e Eletrobrás são quase sempre consideradas blue chips. Depois delas, o mercado de ações se divide da seguinte forma:

• Ações de segunda linha: um pouco menos líquidas que as blue chips (ou ações de primeira linha), mas também de empresas de boa qualidade.

• Ações de terceira linha: de pequena liquidez, em geral de companhias de médio e pequeno portes.

• Ações de privatização: de companhias colocadas no mercado por meio de leilões.