Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Parece, mas não é

Editorial

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 18h23 - Publicado em 31 jul 2003, 22h00

Sérgio Gwercman

O Leandro Narloch é um cara que nos enche de orgulho. Não faz muito tempo, ele estava sentado conosco na redação, editando matérias, apurando reportagens, contando piadas durante o almoço. E, sempre, tendo ideias criativas. Como um livro que ele passou quase 3 anos prometendo escrever – chamava-se “a história politicamente incorreta do Brasil”. Leandro queria mostrar a fragilidade de alguns conceitos que aprendemos na escola. No final do ano passado, o livro finalmente saiu do plano das ideias para o plano das impressões gráficas. E dali para a lista dos mais vendidos: é um dos maiores sucessos literários do país em 2010.

Foi para o Leandro que entregamos nossa reportagem de capa deste mês. Além do prazer em tê-lo de volta às nossas páginas, foi ótimo contar com um repórter que não se deixa enganar por falsas verdades – aquelas ideias que fazem tanto sentido, são tão boas, que até parecem reais. Por exemplo: sempre ouvimos que a culpa pelo subdesenvolvimento do Brasil é dos portugueses. Eles implantaram aqui um sistema que sugou todas as nossas riquezas e nos impediu de construir uma economia robusta. Essa é uma história que você escutou centenas de vezes. E nunca teve razões para duvidar: a explicação faz sentido e os motivos todos parecem se encaixar. A verdade, porém, é mais complexa (como, aliás, as verdades sempre costumam ser). Você vai entendê-la a partir da pág. 56.

Nossa capa é só mais uma amostra da enorme distância que existe entre formular uma ideia que faz bastante sentido e ser capaz de prová-la. É essa comprovação que buscamos aqui na Super. Trabalhamos com as dúvidas e os fatos: nenhuma ideia é absolutamente verdadeira se não puder ser verificada. E a regra vale para todos – cientistas, inclusive. Nesta edição nós também deixamos perguntas para eles: se a maioria dos pesquisadores não acredita em ET, reencarnação ou Deus, por que então ninguém consegue provar que eles não existem? As respostas dos cientistas começam na pág. 76. E a gente promete continuar perguntando até encontrar uma explicação que satisfaça você.

Um grande abraço.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.