Quando se pensa no Japão antigo, geralmente o quem vem à mente são imagens de samurais, artes marciais, honra etc. Mas um pergaminho do século 19, digitalizado pela Universidade de Waseda, não tem nada disso. Ao contrário: ele mergulha na mais pura zoeira ao mostrar uma épica, longa e sanguinária batalha de flatulências. É isso aí.
Conhecido como He Gassen (屁合戦), ou “Concurso da Flatulência”, em português, o pergaminho foi desenhado em 1840, durante o Período Edo (de 1603 a 1868) — uma época caracterizada pela desconfiança em relação aos estrangeiros e pela perseguição aos cristãos.
Até a metade do século 17, poucos países podiam entrar no Japão: só a China, um grupo de comerciantes ingleses e a Companhia das Índias Ocidentais, holandesa, eram bem vindos (e só em algumas partes do arquipélago). Qualquer outro forasteiro que pisasse no Japão — e que tivesse o azar de ser pego — era preso e executado sem julgamento, o que conferia ao país um isolamento quase completo.
Aí, no século 19, um grupo de navios europeus e americanos, conhecidos como black ships (navios negros, em inglês), obrigaram a nação a abrir suas portas. Nesse contexto, então, o pergaminho tinha um propósito político: resistir à invasão cultural dos estrangeiros. Em geral, eram desenhos dos nipônicos peidando tão forte que acabavam levando os estrangeiros para bem longe da ilha — uma forma de mostrar que a nação não estava nada feliz de ter que se abrir para o mundo.
Confira alguns desses desenhos na galeria abaixo e veja o pergaminho He Gassen completo em PDF no site da Universidade de Waseda.