Por que algumas roupas …
Em um modelo com uma grande estampa floral ou de bolas, a tendência do cérebro é ver as imagens ao redor ¿ no caso, o perfil corporal ¿ no mesmo formato. Assim toda a silhueta fica redonda.
Cida Capo de Rosa
São ilusões de óptica. O preto – ausência de cor – absorve todas as cores. Como não reflete praticamente nenhuma luz e não projeta sombras, a roupa negra fica livre da impressão de volume e parece deixar o corpo mais magro. Já os trajes claros e de tecidos brilhantes, como seda, causam efeito contrário. O contorno das formas torna-se mais visível pelo reflexo da cor e pela sombra de suas curvas projetadas no próprio pano, parecendo maiores. Em um modelo com uma grande estampa floral ou de bolas, a tendência do cérebro é ver as imagens ao redor – no caso, o perfil corporal – no mesmo formato. Assim toda a silhueta fica redonda.
As listras causam dupla ilusão: as pessoas parecem mais alongadas quando vestem modelos com listras verticais. O inverso ocorre com as horizontais. Isso porque o cérebro tende a ver a continuação das linhas das listras. As listras crescem, a roupa cresce, a pessoa cresce – na horizontal ou na vertical. “O cérebro humano interpreta informações visuais nem sempre contidas na imagem real”, diz Antonio Martins Figueiredo Neto, físico da USP.