GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Quais são os santos mais roubados das igrejas brasileiras?

São os mais cultuados dos séculos 17 e 18. E, ao que parece, continuarão sumidos por um bom tempo

Ullisses Campbell

Os moradores de Serranos, em Minas Gerais, se entristecem quando vão à missa. Em 2000, ladrões roubaram do altar-mor a imagem de Nossa Senhora do Bonsucesso, orgulho da paróquia e padroeira do município. Os gatunos chegaram à cidade disfarçados de turistas e fizeram questão de ver a santa. Na calada da noite, entraram na igreja e surrupiaram a Nossa Senhora. Quem pensa que são raros os roubos de imagens está enganado. De acordo com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), 150 santos, a maioria dos séculos 17 e 18, estão desaparecidos. Mas os ladrões não são muito criteriosos. Roubam também pias de água benta, candelabros e pombas do Espírito Santo. No total, são 1 558 artigos sacros sumidos.

Quanto mais antiga e rara for a estátua, mais visada será pelos ladrões. Por isso, a maioria das peças procurada pela Polícia Federal é do estilo barroco. São José, Nossa Senhora do Rosário e são Pedro lideram o ranking dos mais roubados no país porque eram muito cultuados nos séculos passados – e, consequentemente, continuam os mais frequentes nos altares de hoje em dia.

Na lei de Deus, quem rouba uma igreja fere o 7º mandamento: “não roubarás”. Na lei dos homens, é enquadrado no código 168 (furto) e pode pegar de 1 a 4 anos de prisão. É uma pena branda. Para piorar, é difícil achar um santo roubado porque esses crimes são encomendados por colecionadores e as peças têm destino certo. Portanto, à direita, aprecie os santos que ainda estão à solta, antes que também sumam.

1º São José
18 imagens desaparecidas
É um dos santos mais populares da Igreja Católica. Sessenta municípios brasileiros carregam seu nome (São José do Piauí, São José do Goiabal etc. etc.). Por isso também é frequente nos altares. Casado com a Virgem Maria, é padroeiro dos carpinteiros, usa barba e está sempre com feição dócil de bom pai.

2º Nossa Senhora do Rosário
17 imagens desaparecidas
Tornou-se popular depois que frades dominicanos instituíram a oração do rosário na Idade Média. Para cultuá-la, o devoto reza 150 ave-marias. É padroeira dos negros. Durante a escravidão, foram eles que cons-truíram a primeira igreja em sua homenagem no Brasil.

3º São Pedro
12 imagens desaparecidas
É um dos santos mais importantes do catolicismo: foi um dos 12 apóstolos e ajudou a fundar a Igreja. Por isso também é um dos mais frequentes nos altares. É padroeiro dos próprios padres (fale essa frase rápido). Morreu martirizado e pediu para ser crucificado de cabeça para baixo.

4º São Benedito
10 imagens desaparecidas
Santo negro, era filho de escravos na Itália. Roubava comida dos conventos para alimentar os famintos. Reza a lenda que, quando era flagrado escondendo alimentos sob a roupa, a comida se transformava em flores. Por isso, suas imagens sempre têm flores nas mãos.

5º Nossa Senhora dos remédios
9 imagens desaparecidas
Ajudou a fundar hospitais na África e no Oriente Médio. É uma espécie de multiuso das santas: é procurada por pessoas desenganadas pela medicina, por náufragos, por marinheiros em alto-mar e por pessoas com dificuldades financeiras.

6º Nossa Senhora da Conceição
8 imagens desaparecidas
É a concepção da Virgem Maria sem o pecado original. Pelo menos 118 municípios decretaram feriado no dia 8 dezembro em homenagem a ela. Em 1717, uma imagem de Conceição apareceu no rio Paraíba e virou a padroeira nacional, Nossa Senhora de Aparecida.

7º Menino Jesus
7 imagens desaparecidas
É a imagem de Jesus Cristo ainda criança, acompanhado da mãe. Em quase todas as santas, o filho de Deus é esculpido separadamente e encaixado na peça principal. Os ladrões de igreja optam por roubar somente essa pequena imagem quando não conseguem levar a mãe junto.

Que pecado
Os acessórios mais roubados são os de ouro.

136 – CASTIÇAIS

57 – RESPLENDORES

45 – CRUCIFIXOS

34 – COROAS

25 – CÁLICES

 

Estados perigosos
Se você for uma estátua barroca, não vá para lá.

MG – 29 IMAGENS ROUBADAS

BA – 27 IMAGENS ROUBADAS

RJ – 13 IMAGENS ROUBADAS

SP – 11 IMAGENS ROUBADAS