GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Quem foi Vlad 3º, a inspiração de “Drácula”

A sanguinária vida de um nobre tão cruel que inspirou a criação de um dos mais famosos monstros da literatura e do cinema!

retratofalado_Vlad-III

ILUSTRA Eduardo Belga

 

1) O príncipe Vlad III nasceu na cidade de Sighisoara, numa região da Europa central chamada Transilvânia. Sua família pertencia a uma ordem religiosa cristã que tinha uma dura missão: barrar o avanço na Europa dos muçulmanos do Império Otomano.

2) O ódio de Vlad por esses inimigos cresceu durante a adolescência, quando ele chegou a viver vários anos como refém dos turco-otomanos. No cativeiro, ele aprendeu o comportamento e os costumes dos muçulmanos.

3) Após a morte do pai (em 1447), Vlad III virou rei da Valáquia – região que, junto com a Transilvânia e a Moldávia, formariam a Romênia no futuro. A Valáquia estava cercada ao sul pelo poderoso Império Otomano e a oeste pelo forte reino da Hungria.

+ Retrato Falado: Catherine Deshayes, a mãe dos venenos
+ Retrato Falado: Dennis Nielsen, o serial killer carente

 

4) Durante seu reinado, Vlad usou o terror para rechaçar o avanço otomano. Com frequência, mandava empalar – atravessar com uma estaca – os rivais derrotados nas batalhas. Por isso ganhou o nome de Vlad Tepes – “empalador”, em romeno.

5) A brutalidade de Vlad era lendária. Dizem que certa vez ele teria deixado uma moeda de ouro no meio de uma cidade. Com medo de suas terríveis punições – que incluíam até enterrar gente viva! –, ninguém ousou roubar a moeda durante seu reinado

6) Até a nobreza da Valáquia viveu o terror nas mãos dele. Para se vingar de nobres que haviam traído seu pai, Vlad os convidou para um banquete. Em segredo, emitiu documentos ordenando o assassinato deles por empalamento após a festa.

+ Retrato Falado: Gilberto Valle, o canibal virtual
+ Retrato Falado: Jim Jones, líder de uma seita suicida

 

7) A ordem religiosa dos Vlad era a Ordem do Dragão. Por isso, ele adotou o sobrenome Draculea (“filho do dragão”). O nome e a história sanguinária de Vlad III inspiraram o escritor irlandês Bram Stoker a lançar, em 1897, um certo livro chamado Drácula

Que fim levou?

Em 1476, o homem que deu origem ao maior vampiro da ficção foi decapitado em uma floresta na Valáquia após mais uma batalha contra os velhos rivais muçulmanos.

Newsletter Conteúdo exclusivo para você