GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Se a mulher vive mais, por que se aposenta antes?

No Brasil, a mulher vive em média 72 anos e pode se aposentar aos 60; a expectativa de vida masculina é oito anos mais baixa, mas a idade mínima para se aposentar é de 65 anos.

Julia Leme Priolli

Porque a lei brasileira considera que toda mulher realiza trabalhos domésticos paralelamente à vida profissional. No Brasil, a mulher vive em média 72 anos e pode se aposentar aos 60; a expectativa de vida masculina é oito anos mais baixa, mas a idade mínima para se aposentar é de 65 anos. Faça as contas: na média, o homem morre um ano antes de se aposentar. “Na década de 70, quando foram definidas as idades mínimas para a aposentadoria, a legislação brasileira considerava que toda mulher fazia jornada dupla”, afirma o advogado Otávio Pinto e Silva. “Se, com as atuais reformas da previdência, a idade para se aposentar de homens e mulheres continua diferente, é porque permanece entre os legisladores a mentalidade da dupla jornada de trabalho”, diz. Porém, a necessidade de a mulher repousar mais que o homem não tem uma razão médica.

“Não há um componente de saúde envolvido na resolução de uma lei como essa”, diz Luiz Roberto Ramos, diretor do Centro de Estudos do Envelhecimento da Universidade Federal de São Paulo. “Provavelmente, se a igualdade dos sexos progredisse no Brasil, a expectativa de vida se igualaria”, afirma. Direitos iguais, riscos iguais.