Clique e Assine por apenas 6,90/mês

Stephen Gillett :de olho no currículo

Afinal, o cara tinha no currículo vasta experiência em recrutamento de novos talentos e sabia criar programas de treinamento, mesmo que fosse para jovens monstrinhos.

Por Da Redação - Atualizado em 31 out 2016, 18h22 - Publicado em 30 abr 2006, 22h00

Pedro Burgos

Stephen Gillett era um executivo que procurava um bom emprego. Estava sendo sondado para ocupar uma prestigiosa vaga de engenheiro sênior na Yahoo, megacorporação da internet. Quando os contratadores descobriram que Gillet era um poderoso guild master (“gerente” de uma organização) em World of Warcraft, mais popular RPG online do momento, eles tomaram uma decisão: a vaga seria dele. Afinal, o cara tinha no currículo vasta experiência em recrutamento de novos talentos e sabia criar programas de treinamento, mesmo que fosse para jovens monstrinhos. Num artigo da bacanuda revista Wired, especialistas em recursos humanos dizem que as habilidades em mundos virtuais começam a ser valorizadas pelos contratadores. Da próxima vez que alguém encher você por passar muito tempo jogando, diga que está “se capacitando”.

Capacitação profissional em 4 games

RELAÇÕES INTERNACIONAIS – Diplomacy (PC)

O jogo de tabuleiro lançado em 1959 – favorito de JFK e Henry Kissinger – é jogado até hoje em dezenas de versões pela internet. Nele, cada jogador controla uma nação da Europa e tem, como no velho War, de conquistar territórios. Tudo se resolve na lábia: você tem de convencer os outros países a apoiar seus ataques, em troca de suporte futuro. Se conseguir se dar bem, você está apto a assumir um posto na ONU.

Continua após a publicidade

ADMINISTRAÇÃO FUTEBOLÍSTICA – Worldwide Soccer Manager 2005 (PC)

Além de decidir o básico – quais jogadores comprar, esquema tático – o cartola-técnico desse simulador tem de lidar com a mídia, ser “psicólogo” de estrelinhas e saber quando usar aquele garoto de 16 anos no time principal. Se você conseguir levar aquele time pequeno para que você secretamente torce à final do Mundial Interclubes, grave o jogo salvo no disquete e leve à diretoria do seu clube.

OPERAÇÕES MILITARES ESPECIAIS – Americas·s Army (PC)

É dos mais realísticos jogos de tiro em primeira pessoa online já feitos – até porque foi desenvolvido pelas próprias Forças Armadas dos EUA. É gratuito e tem o declarado propósito de fazer propaganda de como é legal ser um recruta. A estratégia tem dado certo. Um porta-voz do Exército americano disse ao jornal Chicago Tribune que um quinto dos novos soldados do Exército jogaram America’s Army.

Continua após a publicidade

RECURS HUMANOS (E ANIMAIS) – Zoo Tycoon 2 (PC)

Cuidar de um zoológico pode não ser tão glamouroso quanto gerenciar o mundo (Civilization) ou uma cidade (Sim City), mas tem seus desafios. O maior é agradar a todo o “pessoal” – de espécies tão diferentes quanto tigres e pingüins. Se conseguir agradar a todos e fazer o zôo dar lucro – resistindo à tentação de soltar os bichos para ver o que acontece –, você tem futuro para gerir os egos de uma grande empresa.

Publicidade