Relâmpago: Revista em casa a partir de 9,90

Televisão

O aparelho que trouxe o mundo para dentro da sala

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 18h25 - Publicado em 31 jan 1991, 22h00

Dormir com ela, comer na frente dela ou simplesmente ficar plantado olhando uma telinha com imagens coloridas é um hábito que parece antigo, de tão arraigado, mas não faz nem 2 séculos. Hoje temos imagens transmitidas em tempo real, por satélite e antenas poderosas, mas para chegar aí muitos inventos precisaram surgir: a transmissão telegráfi ca de imagens – o famoso “fax” – no século 19, foi uma delas. Depois apareceu o selênio: a substância descoberta em 1817 e, 56 anos depois, adequada à tecnologia da imagem pelo inglês Willoughby Smith, que comprovou que o elemento químico transforma energia luminosa em elétrica. Os testes iniciais, no entanto, mostravam apenas contornos de objetos. O primeiro “astro” da TV foi o Gato Félix, transmitido, em 1924, pelo inglês John Baird. Em 1927, o norte-americano Philo Taylor Farnsworth conseguiu juntar imagem e som pela primeira vez. Na década seguinte, Alemanha e França já tinham até estúdio. Em 1939, a TV estreou no Brasil e EUA, ainda em preto-e-branco. Imagens coloridas só apareceram quando conseguiram desmembrar a luz branca nas 3 cores primárias: verde, vermelho e azul.

A telinha virou objeto de consumo na América na década de 1950 e mesmo assim só a elite abastada tinha acesso à novidade. Tanto que, para nossos avós ou bisavós, reunir-se para ver televisão na casa da vizinha rica era um programa e tanto.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
DIA DAS MÃES

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.