PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Top of mind, top of heart

Veja foi tão lembrada que só Coca-Cola, na categoria refrigerantes, e Visa, em cartões de crédito, tiveram índices mais altos de top of mind.

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 18h26 - Publicado em 30 set 2006, 22h00

Denis Russo Burgierman, diretor de redação

Pense numa revista – qualquer uma, a primeira que lhe vier à cabeça. Proponha esse exercício a pessoas por todo o Brasil, e o nome mais citado será Veja. Foi o que constatou o pessoal da Associação Brasileira de Anunciantes, em parceria com a Top Brands, numa pesquisa realizada em 6 das principais cidades do Brasil com homens e mulheres de todas as faixas etárias e classes sociais. Quer dizer que Veja, quando se trata de revistas, é top of mind. Ou, em português, está no “topo da cabeça” das pessoas. Veja foi tão lembrada que só Coca-Cola, na categoria refrigerantes, e Visa, em cartões de crédito, tiveram índices mais altos de top of mind.

Mas a pesquisa não parou aí. Eles quiseram medir também os níveis de confiança, satisfação e intenção de compra de cada marca. Aí – e você por favor me perdoe se eu não consigo esconder meu orgulho – a Super ganhou bonito na categoria revistas. O índice de satisfação com a revista foi de 93,7, e o índice de intenção de voltar a ler a revista foi de 87,9. Ou seja, de todas as publicações que foram lembradas por gente suficiente para ter base estatística, a Super é a que está com os leitores mais satisfeitos. Podemos não ser a revista mais lembrada do Brasil, mas somos a mais querida. Podemos não ser a top of mind, mas somos a top of heart (assim como Sony quando se trata de TV, Bohemia entre as cervejas, Antarctica entre os refrigerantes etc.).

Não me entenda mal. A intenção deste texto aqui não é me gabar ou contar vantagem. Sei muito bem que esse resultado reflete uma história antiga, que está para completar 20 anos. Quando eu era um calouro careca e cabeçudo na faculdade de jornalismo, a Super já tinha história, já era amada no país inteiro – eu mesmo era um fã alucinado. Tudo o que nossa equipe faz é cuidar por algum tempo do melhor jeito que podemos desse título, que não pertence a nós – pertence a você, ao Brasil inteiro.

Uma pesquisa como essa nos enche de felicidade, óbvio. Mas também nos dá um nervosismo, uma aceleração no coração, um frio na barriga, uma noção da enorme responsabilidade que temos. Afinal, uma revista tão querida não pode se dar ao luxo de fazer reportagens mais ou menos, de cometer erros bobos, de desrespeitar a inteligência do leitor. Temos que trabalhar duro se queremos fazer jus à sua confiança. Garanto que é o que faremos. E muito obrigado.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.