PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Ubar: Cidade perdida via satélite

Arqueólogos descobriram ruínas de uma cidade na Península Arábica que pode ser Ubar, um rico entreposto de comércio de incenso da Antiguidade.

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 18h22 - Publicado em 31 Maio 1992, 22h00

Com o auxilio de mapas antigos e imagens de satélite, arqueólogos dos Estados Unidos, Grã-Bretanha e Omã descobriram, enterrada nas areias da Península Arábica, ruínas de uma cidade que acreditam ser Ubar, um rico entreposto de comercio de incenso da Antiguidade. Construída para ser uma “imitação do paraíso”. Ubar foi descrita por historiadores do século VI como a mais rica cidade em tesouros de toda a Arábia. Nos anos 20, o inglês Thomas Edward Lawrence (o Lawrence da Arábia) procurou o que chamava de “Atlântida das areias”, em meio a sua tentativa de criar um Estado árabe unificado.

Na mesma década, outro inglês, o explorador Bertram Thomas, chegou bem perto da cidade, ao sul de Omã. Mas sem equipamentos apropriados, não conseguiu encontra – lá. A localização exata das ruínas só foi possível graças às imagens de satélite feitas com radiações próximas ao infravermelho. Elas mostraram sinais de rotas das caravanas de mercadores, que levaram os pesquisadores à cidade. A principal indicação de que o sitio encontrado seja mesmo a cidade de Ubar é a descoberta de oito torres, logo nas primeiras escavações: o Corão, o livro sagrado dos muçulmanos, descreve Ubar como “a cidade das grandes colunas”.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.