GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Um mundo partido

1900 - 1950<br>O século 20 começou com países querendo acabar uns com os outros. Vieram os massacres das duas guerras mundiais. E o planeta se dividiu ao meio

Texto Rui Dantas e Maurício Manoel

Grandes impérios, liderados por potências industriais que agora eram capazes de fabricar não apenas bens de consumo mas também aviões, tanques, navios e até submarinos de guerra. Foi nesse cenário que eclodiu a 1ª Guerra Mundial (1914-1918). O conflito, no fim das contas, não serviu para nada. Ou melhor, serviu, sim: plantou as sementes da 2ª Grande Guerra (1939-1945). Entre uma e outra, surgiu o comunismo na Rússia, dando à luz a poderosa União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS). Da década de 1950 até a queda do Muro de Berlim, em 1989, o mundo viveria partido em dois: de um lado, a metade sob infl uência americana; do outro, o bloco liderado pelos soviéticos.

Carnificina
O pavoroso placar das grandes guerras

1ª GUERRA MUNDIAL
Adversários
Entente: Grã-Bretanha, França, Rússia e EUA (a partir de 1917).
Aliança: Alemanha, Império Austro-Húngaro, Império Otomano, Itália (até 1915)
Baixas – 9 milhões de militares; 10 milhões de civis.

2ª GUERRA MUNDIAL
Adversários
Aliados: Grã-Bretanha, França, URSS e EUA.
Eixo: Alemanha, Itália e Japão.
Baixas – 26 milhões de militares; 46 milhões de civis.

1900

AMÉRICAS
• Os irmãos Wright voam pela primeira vez, com um avião lançado por uma catapulta.

EUROPA
• Em Paris, Santos Dumont faz seu voo histórico com o 14 Bis.
• Albert Einstein formula a Teoria da Relatividade.

1910

AMÉRICAS
• Começa a pandemia de gripe espanhola, que mataria milhões de pessoas até 1920.

EUROPA
• Termina a 1ª Guerra Mundial, com vitória da Entente e seus aliados.

ÁFRICA E O. MÉDIO
• A tumba do faraó Tutancâmon é descoberta por Howard Carter.

1925

AMÉRICAS
• A Bolsa de Valores de Nova York quebra e arrasta o mundo para a mais grave crise econômica até então.

EUROPA
• Hitler reorganiza o partido nazista alemão e publica o livro Minha Luta.

1044

AMÉRICAS
• Os EUA lançam bombas atômicas sobre Hiroshima e Nagasaki.

EUROPA
• Hitler se mata e a 2ª Guerra Mundial chega ao fim, com vitória dos Aliados.

1950

Outubro vermelho
A primeira vitória comunista sa história

Não fosse a 1ª Guerra Mundial, o levante comunista de 1917 na Rússia jamais teria acontecido. O império comandado pelo czar Nicolau 2º acumulava derrotas e baixas incalculáveis no conflito. A população passava fome, não tinha trabalho, e engrossava cada vez mais as linhas bolcheviques lideradas por Lênin. Até que aconteceu o inevitável: em outubro daquele ano, o czar perdeu o trono, na primeira revolução comunista vitoriosa da história. Assim surgiu a URSS, transformada em superpotência nas décadas seguintes por Stalin.

80 milhões em ação
Uma onda de migrantes sem precedentes

De meados do século 19 até o início do século 20, mais de 80 milhões de migrantes deixaram o país de origem em busca de uma vida melhor em outro lugar. Os motivos para o abandono da terra natal eram vários: desemprego, perseguição política ou religiosa, fome. Foi quando italianos, japoneses, alemães e outros tantos estrangeiros começaram a desembarcar no Brasil, para trabalhar nas lavouras do interior do país. Ao lado de irlandeses, italianos e chineses que rumaram para a América do Norte, eles foram os responsáveis por um dos maiores movimentos populacionais da história.

Aldeia global
Rádio e TV encurtando distâncias

Da prensa tipográfica inventada por Gutemberg até aqui, o mundo já tinha virado uma aldeia global. Jornais diários circulavam em todos os países industrializados, enquanto o rádio fazia sua primeira transmissão de longa distância em 1901 e rapidamente se transformava no principal meio de comunicação. Mas foi a partir da década de 1930, com a popularização da TV, que o planeta começou a ficar realmente pequeno. Por volta de 1950, havia quase 20 milhões de aparelhos instalados só nos EUA. Estava sendo gestada a sociedade da informação.