PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Uma esperança partida

O jornal Quilombo, cuja linha-fina era ¿vida, problemas e aspirações do negro¿, foi a primeira publicação a tratar ¿ de forma séria ¿ dos mais diversos aspectos da vida dos negros no Brasil.

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 18h28 - Publicado em 30 jun 2003, 22h00

Leandro Sarmatz

Entre dezembro de 1948 e julho de 1950, um incipiente chamado à consciência negra floresceu no Brasil, país do “racismo cordial”. O jornal Quilombo, cuja linha-fina era “vida, problemas e aspirações do negro”, foi a primeira publicação a tratar – de forma séria – dos mais diversos aspectos da vida dos negros no Brasil.

Editado pelo ator e agitador cultural Abdias do Nascimento, a publicação é agora recuperada do esquecimento parcial (por preconceito ou pela crônica falta de memória do brasileiro) numa edição fac-similar. Quilombo (Editora 34) é um desses livros destinados a mudar um pouco nossa concepção do passado.

É uma deliciosa (ainda que dolorosa) viagem no tempo. O primeiro número, por exemplo, contém coisas tão sublimes, como o texto de Nelson Rodrigues (“Há preconceito de cor no teatro?”), quanto constrangedoras, geralmente quando os redatores analisam, de maneira autocomiserativa, a realidade do preconceito. Parece – e talvez seja traço da época – que o tema deveria ser tratado com luvas de pelica.

Quilombo traz de volta um passado precário e quase ingênuo. Poucos anos depois, na década seguinte, negros de várias nações “brancas” sairiam do breu infame da marginalidade e mostrariam o quanto ainda teriam que lutar para afirmar seus direitos.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.