GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Uma tarde em Paris

Essas 29 fotografias seriam o bastante para fazer do livro Um Dia com Picasso (José Olympio) um delicioso retrato do tempo em que Paris, literalmente, era uma festa para artistas de todo o mundo.

Cintia Cristina da Silva

No final da década de 70, o pesquisador Billy Klüver passou a colecionar fotografias da efervescente comunidade de artistas do bairro parisiense de Montparnasse. Numa de suas pesquisas, encontrou uma seqüência de instantâneos particularmente curiosa de um encontro dos pintores Pablo Picasso, Amedeo Modigliani, Moïse Kisling, Max Jacob, entre outras personalidades. Para descobrir o autor das fotos, Klüver precisou de persistência e muita técnica. Anos depois, ele descobriria que a seqüência havia sido feita pelo poeta e cineasta Jean Cocteau, numa única tarde de sol em Paris – Klüver chegou a levantar dados no Observatório de Paris para conseguir definir o horário exato da seqüência. Essas 29 fotografias seriam o bastante para fazer do livro Um Dia com Picasso (José Olympio) um delicioso retrato do tempo em que Paris, literalmente, era uma festa para artistas de todo o mundo.

Além das fotografias, o livro reúne minibiografias de todos os personagens, informações sobre a câmera e o filme utilizados, detalhes do processo de pesquisa do autor e ilustrações e fotos dos ateliês de Modigliani e Picasso – numa delas vê-se o quadro Les Demoiselles d’Avignon ao fundo, parcialmente coberto. Ao fim desse passeio pelo distante 12 de agosto de 1916, a melancolia é inevitável.