GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Aprenda auto-hipnose com esses 8 passos

Não adianta apenas relaxar e esvaziar a mente. Você tem que se acostumar a receber ordens de si mesmo para se auto-hipnotizar

Assim como na hipnose, a auto-hipnose depende diretamente da força de vontade: é preciso estar disposto e se deixar levar. Para que os músculos relaxem, pense em cada membro como se fosse um corpo individual. Mentalize a figura de um macarrão cozinhando. Aos poucos, você vai amolecendo, tal como a massa. Tanto faz fechar os olhos ou mantê-los abertos, desde que você se sinta altamente concentrado enxergando ou não. Aprenda a criar o clima ideal para isso em oito passos:

 (Thales Molina/Superinteressante)

1. Faça uma lista

Descreva aqueles objetivos que você deseja trabalhar na auto-hipnose. A sessão pode valer tanto como complemento de uma terapia à base de hipnose quanto para diversos outros fins. Entre eles, melhorar a concentração, amenizar dores crônicas ou mesmo perder o medo de ir ao dentista.

2. Acenda uma vela

Alguns exercícios podem facilitar o procedimento. Todos os dias, coloque uma vela acesa sobre um prato em uma mesa. Observe a chama da vela por 30 segundos, tempo suficiente para reter a imagem sem cansar a mente. Feche os olhos por 30 segundos. Abra os olhos e repita o processo por cerca de quatro minutos. Aos poucos, a imagem vai ficar retida em sua memória pelo tempo que você desejar.

3. Deixe o ambiente na penumbra

O momento ideal do dia para praticar a auto-hipnose é pela manhã. Depois de uma boa noite de sono, o despertar é a hora em que você está mais descansado e com a mente mais alerta.

4. Controle o ambiente

Reduza os barulhos da rua e mantenha a temperatura em torno de 23 oC.

5. Se acomode

Escolha a poltrona ou o sofá mais confortável da casa.

6. Fale de maneira pausada e monótona 

Estique as palavras na sílaba tônica: “Profuuundo”, “leeeeeeve”. Fale em voz alta, mas não grite. Dê ordens a si mesmo: “durmo”, “faço”, “imagino”. Repita as mesmas palavras. Quanto mais se repete, maior é a indução. Ao sugerir uma imagem, seja concreto. Ao pedir a si mesmo para deixar um dos braços rígido, por exemplo, pense nele como se fosse feito de chumbo.

7. Respire fundo

Ao puxar e soltar o ar de maneira ritmada e profunda, o corpo todo entra em processo de relaxamento, chegando a um estado mais favorável ao transe. Expire pela boca contando até seis. Retenha o fôlego por três segundos e só então respire. Encha os pulmões de ar. Pare e conte até três novamente. Expire, recomeçando o ciclo. Durante o exercício, mentalize a imagem de um fole abrindo e fechando.

8. Teste sua sensibilidade

Estique os braços. Deixe a mão direita espalmada para cima, e a esquerda fechada, fazendo sinal de positivo com o polegar. Feche os olhos. Imagine uma melancia apoiada sobre a mão aberta. Mentalize a fruta, seu tamanho, a cor, e sinta o peso. Ela está cada vez mais pesada – repita isso em voz alta. Na esquerda, visualize uma cordinha que segura um balão com gás amarrada num dos dedos. Sinta o barbante preso à sua mão e a bexiga leve, puxando sua mão para cima. A melancia pesa cada vez mais, enquanto o balão vai subindo. Sinta a diferença entre os dois braços. Abra os olhos e compare a altura das duas mãos. Quanto mais alto seu braço estiver, maior é a sua sensibilidade à hipnose.

Perdi a concentração. E agora?

Calma. Não tem nada de mais se, por algum motivo, você estiver perdendo a concentração durante o transe. Pode acontecer. Alguns exercícios costumam ser bem eficazes para resolver eventuais descaminhos. Uma das técnicas, bastante simples, é a do relaxamento muscular: sentado em um local confortável, tencione e solte seus músculos sucessivas vezes. Depois, acaricie a própria testa com a ponta dos dedos. Caso não dê certo, tente fazer uma contagem regressiva de 99 até 1. Detalhe: abra o olho e visualize o número. Depois feche e abra novamente, enxergando o próximo número, até chegar ao fim da contagem.

Como encerro a sessão?

Geralmente, o despertar é iniciado com uma ordem (“eu vou acordar”) e uma contagem regressiva. Pode ser de 10 até 1. Se preferir, construa uma imagem: imagine-se subindo uma escada de dez degraus onde o último é o final da sessão.

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Pedro Macedo de Oliveira

    Gostei muito da matéria! Eu já tinha feito coisas parecidas com o intuito de só relaxar. Senti falta só de uma explicação de o que pode ser feito com a auto-hipnose, com o que ela pode ajudar por exemplo.

    Curtir