Design pode mudar o mundo?
Conheça o What Design Can Do!, um evento que tenta responder a essa pergunta, e que pela primeira vez será realizado no Brasil.
Quando foi criado, em 2011 na Holanda, o What Design Can Do! reuniu alguns dos mais importantes designers locais para discutir como tornar seu trabalho mais relevante. A ideia era pensar de que formas o design pode impactar o mundo ao seu redor e ajudar a resolver problemas sociais. Desde então, o evento foi crescendo anualmente e atraindo nomes internacionais interessados em mostrar seu trabalho. Este ano, pela primeira vez, o WDCD saiu da Europa e vai chegar ao Brasil, em São Paulo – e vai trazer nomes locais também. Separamos aqui alguns dos palestrantes mais interessantes da edição brasileira, para você ficar esperto. E a boa notícia é que ainda dá para comprar ingressos.
Alex Atala
O melhor chef de cozinha brasileiro vai falar sobre sua busca por ingredientes sustentáveis (e locais) para incrementar seu cardápio.
Sissel Tolaas
A noruguesa é especialista em aromas. Tem quase 7 mil cheiros diferentes em seu catálogo e dá nome a cada um deles. Também fez projetos curiosos, como produzir queijo a partir ds bactérias do corpo humano, ou pintar um quarto inteiro com o “cheiro do medo”, os hormônios que soltamos quando sentimos medo. A SUPER entrevistou ela aqui.
Stefan Sagmeister
O austríaco é tipo um pop star do design. Fez capas de discos para Lou Reed e os Rolling Stones, além de tocar diversos projetos pessoais paralelos, entre eles, um trabalho multidisciplinar que mostra como o design pode influenciar na felicidade – que inclusive deu origem a uma exposição sobre o assunto.
Rohan Shivkumar
Este arquiteto indiano pesquisa como as rápidas mudanças urbanas em seu país natal – principalmente em Mumbai – influenciam a vida das pessoas que moram por lá.
Marije Vogelzang
Designer que estuda a forma como nós comemos – ela se chama de “eating designer”. Para isso, estuda a origem, a preparação, a etiqueta, a história e a cultura dos alimentos.
What Design Can Do
Onde: Teatro Faap – Rua Alagoas, 203 – São Paulo
Quando: 7 e 8 de dezembro
Quanto: R$ 400/ dias (R$ 200 a meia entrada), com desconto para quem comprar os dois dias.