GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Gigante desossado

O resultado são animais de até 150 toneladas (o equivalente a uma frota de 165 Ford Ka empilhados) e 30 metros de comprimento.

Lembra o filme Free Willy, em que uma orca era transportada de caminhão de volta para o mar? Bem, se no lugar de uma orca a baleia a ser resgatada fosse uma Balaenoptera musculus, também conhecida como baleia-azul, com certeza o final não seria tão feliz. O maior animal do planeta não só destruiria a carreta, como também morreria esmagado pelo seu próprio peso. A baleia-azul só consegue atingir proporções gigantescas porque não depende de um esqueleto para sustentar seu peso. Deixa que a força de empuxo do oceano se encarregue disso. O resultado são animais de até 150 toneladas (o equivalente a uma frota de 165 Ford Ka empilhados) e 30 metros de comprimento. Para sustentar todo esse corpanzil, a baleia-azul precisa ingerir 3 600 quilos de alimentos por dia. Grande parte da refeição é formada por krill, um pequeno e abundante camarão, que ela filtra com a boca. Além de grandes, as baleias-azuis são muito barulhentas. Elas emitem sons em baixa freqüência, de até 188 decibéis – mais do que um avião a jato, que emite cerca de 120 decibéis.

• O animal mais longo do planeta é a medusa solar, cujos longos tentáculos ultrapassam os 60 metros de comprimento.

• O maior animal terrestre vivo é o elefante africano. Ele chega a pesar 15,5 toneladas, o mesmo que 170 homens adultos.

• A maior cobra é a sucuri, que pode ultrapassar os 8 metros.