GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Nuvens atenuam o efeito estufa

Pesquisadores ingleses desconfiam que o efeito estufa possa ser menor do que o previsto, em função do volume de nuvens na atmosfera.

Não é para sair queimando óleo por ai em comemoração, mas talvez o efeito estufa venha sido menos infernal do que se prevê. Pesquisadores ingleses sugerem que o aquecimento resultante da retenção dos raios solares na atmosfera devido ao acumulo de dióxido de carbono só poderá ser a meta do que indicavam projeções anteriores. Isso significa que a temperatura média do planeta aumentaria 2,7 graus, e não 5,2 graus, quando dobrasse o volume de CO2 no ar, o que devera ocorrer até o ano de 2050. O desconto agora estimado resulta do fato de que novas simulações em computadores passaram a incorporar o fator volume de água das nuvens.

Viu-se assim que, quanto maior a quantidade de liquido, mais longa a vida da nuvem, e maior a sua capacidade de despachar de volta a radiação solar. Ora, o acréscimo de calor provocado pelo acumulo de CO2 tendera a aumentar a proporção de liquido na camada de nuvens em volta da terra o que acabara funcionando como um moderador de elevação da temperatura. Resta saber, o que não é pouco, que efeito por sua vez a mudança na composição das nuvens poderá ter sobre o clima da terra.