PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Os frutos da salvação

Ecologistas redescobrem uma palmeira que dá como fruto o marfim vegetal. A planta pode ser a salvação dos elefantes da África.

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 18h59 - Publicado em 31 jul 1992, 22h00

Uma palmeira típica da floresta tropical do Equador, Colômbia e Peru está sendo considerada a melhor arma na luta contra o extermínio dos elefantes africanos. Trata-se da Phytelephas macrocarpa, uma planta já conhecida pelos exploradores europeus desde o século XVIII, que só recentemente caiu nas graças dos ambientalistas por causa de seu fruto, o marfim vegetal. Capaz de produzir de 18 a 20 quilos de preciosos cocos por árvore, a palmeira foi “redescoberta” por ativistas da organização ecológica francesa Robin Wood, que atualmente se encarrega de importar o produto para a França. A idéia, entretanto, é reativar o comércio em larga escala desse marfim renovável e acabar definitivamente com a mortalidade provocada pela caça aos elefantes. No inicio do século, 42000 toneladas desses cocos chegaram a ser exportadas pela Colômbia e Equador, mas os números têm diminuído ano a ano.

De acordo com os dados do escritório francês do World Wildlife Fund (WWF), em 1979 a população de elefantes africanos era de cerca de 1,3 milhão. Como em 1989 restavam apenas 650000 mil vivos, um protocolo internacional assinado em Lausanne, na Suíça, baniu o comércio do marfim de elefantes. Apesar disso, os ecologistas garantem que presas desses animais ainda são negociadas ilegalmente em alguns países.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.