Uma questão de orgulho
A cidade que resolveu seu problema de lixo ao mesmo tempo em que melhorou seu solo e educou seus jovens
João Paulo Gomes, de Palmas (TO)
Tem cidade que se orgulha de seus prédios altos. Palmas, capital do Tocantins, tem orgulho do título de cidade brasileira com mais áreas verdes por habitante. Mas isso tem suas desvantagens – todos os meses 11 toneladas de galhos, folhas e grama se acumulam por lá.
A solução para o “lixo verde” surgiu quando o engenheiro ambiental Hebert Nunes, da Agência de Meio Ambiente e Turismo da prefeitura, adaptou ao espaço urbano a técnica agrícola da compostagem. O lixo verde, antes jogado num aterro, passou a ser misturado a esterco de galinha. Com o calor do cerrado, surge daí um adubo barato e orgânico, que não polui e ainda corrige a acidez do solo, um problema local.
O processo é acompanhado por adolescentes pobres que aprendem tudo e usam o adubo na produção de mudas para novas áreas verdes. “Dá orgulho saber que estamos melhorando o lugar em que vivemos”, diz Cibele Nascimento, de 17 anos, que, depois que aprendeu a técnica, passou a cultivar uma horta em casa e a vender o que sobrava aos vizinhos.
Como ajudar
O projeto está precisando de termômetros digitais e de um minitrator para aumentar a produção. Você pode entrar em contato pelo e-mail Hbt.amatur@palmas.to.gov.br.