Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês

7 curiosidades bizarras sobre o Equador

Passeios e diversões para quem quer conhecer o outro lado desse país sul-americano

Por Marcel Nadale Atualizado em 14 fev 2020, 17h26 - Publicado em 21 Maio 2018, 14h42

Para os corajosos
Uma casa na árvore numa reserva na cidade de Banos ficou famosa por causa do “balanço do fim do mundo”: um longo balanço de corda à beira de um cânion. É assustador, mas tem uma vista fenomenal do Monte Tungurahua.

A proteção é vermelha
Uma das superstições mais tradicionais é amarrar um fio ou cordão vermelho no pulso dos recém-nascidos para protegê-los de maus espíritos. Nas fazendas, animais também ganham esse amuleto, mas ao redor do pescoço.

A lei é verde
O Equador foi o primeiro país a incluir em sua Constituição os “Direitos da Natureza”, em 2008. Ela permite que qualquer cidadão abra um processo judiciário, caso sinta que algum ecossistema está sendo impedido de existir e prosperar.

 

 

  •  

    Wikipédia/Mundo Estranho

    Uma fofura
    Se você encontrar crianças na rua com um sorvete que parece não derreter, não estranhe. É uma espumilla: um merengue feito de clara de ovo, açúcar e polpa de goiaba, decorado com confeitos ou servido com gelatina. Delícia!

     

    Adeus, ano velho
    Em 31 de dezembro, celebra-se o “Año Viejo”, queimando um boneco de palha que representa tudo de ruim que rolou naquele período. O costume começou em 1895, quando o país teve um surto de febre amarela.

    Continua após a publicidade

     

    Vôlei com sotaque
    Aqui rola uma versão própria do esporte, chamada de ecuavôlei, ecuabol, ou “boly” para os íntimos. A rede é mais alta, a quadra é de cimento, a equipe só tem três pessoas e você pode segurar a bola por um segundo.

     

    A virgem versus o vulcão
    Em setembro, a cidade de Latacunga celebra a Festa da Mama Negra, em homenagem à Virgem de Mercedes. Dizem que essa personagem, com traços da cultura espanhola, indígena e africana, acalmou o vulcão Cotopaxi em 1742.

     

  •  

    ESTATÍSTICAS CURIOSAS
    300
    tipos diferentes de bananas são plantadas no país
    13 milhões de celulares no país
    104 aeroportos com pista pavimentada
    19,9% da população adulta está obesa

    FONTES Sites Atlas Obscura, Culture Crossing, Insider Monkey, Bacon Is Magic, Latina e CIA The World Factobook

     

    Continua após a publicidade
    Publicidade