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Como foi construído o Eurotúnel?

Em 1986, era sancionado entre a França e a Inglaterra o decreto que permitia a construção do túnel abaixo do leito marítimo que liga os dois países

Por Yuri Vasconcelos
Atualizado em 22 fev 2024, 10h39 - Publicado em 15 jul 2014, 16h12

eurotunel eurotunel

Com furadeiras gigantes que escavaram a terra abaixo do leito marítimo. Inaugurado em 4 de maio de 1994, o túnel liga Folkestone, no sul da Inglaterra, a Coquelles, no norte da França, passando por baixo do Canal da Mancha. Possui 50,5 km de extensão, dos quais 37,9 estão abaixo do mar – seu ponto mais baixo fica a 75 m de profundidade. A megaobra empregou 13 mil trabalhadores e levou seis anos para ficar pronta – tempo relativamente curto para um trabalho tão grande. O projeto já era pensado desde 1802, quando o engenheiro francês Albert Mathieu propôs a construção de um túnel para carruagens com uma ilha no meio para troca dos animais. A ideia de uma ligação entre os países foi descartada pela Inglaterra na época, que temia ficar vulnerável à invasão de inimigos.

Elo de ferro

Túnel tem o mais longo trecho submerso do mundo

1. Antes da escavação, os projetistas utilizaram sonares, radares e explosões de dinamite para definir o ponto do subsolo onde os túneis seriam construídos. Optaram por uma faixa de rocha calcária porosa e macia conhecida como greda. Já o trajeto, escolhido com base no nível de segurança, foi definido por 94 perfurações realizadas entre 1958 e 1987

2. Decidiu-se que seriam três túneis. Os dois externos, com 7,6 m de diâmetro cada um, abrigariam os ramais ferroviários, fazendo a viagem Inglaterra-França e vice-versa. O do meio, com 4,8 m e distante em 15 m dos outros dois, destinaria-se a serviços de manutenção e à saída de emergência. Onze escavadeiras tipo “tatuzão” foram empregadas, partindo, simultaneamente, de Coquelles e Folkestone

3. O tatuzão trabalhava num ciclo de escavação e revestimento, dois processos que não ocorriam ao mesmo tempo. Primeiro, a parte frontal girava para perfurar a terra. A lama e as pedras escavadas eram lançadas numa esteira instalada dentro da própria máquina, pela qual eram carregadas até a outra ponta. Depois, eram levadas à superfície por bombas, vagões e tratores

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4. Depois, vem o revestimento: cada aro do túnel é formado por seis segmentos de concreto, fabricados nos canteiros de obras e levados por vagões até a parte da frente dos tatuzões. Ao chegar ali, o segmento era agarrado a vácuo por um sistema giratório, operado por um funcionário. Cada um dos seis segmentos era colocado em seu lugar, completando o aro de 1,5 m de largura

5. A furadeira se movia para a frente por meio de cilindros hidráulicos, que utilizavam os aros como apoio para impulsionar a máquina adiante. Quando era hora de fixar um novo aro, os cilindros se retraíam, abrindo espaço para cada segmento. Após o segmento ser posicionado, os cilindros avançavam novamente, encostando no novo apoio. A máquina avançava a um ritmo de 76 m por dia

6. Bombas de drenagem foram instaladas para retirar água vinda de infiltrações. Pequenos dutos ligando a parte superior dos três túneis foram instalados a cada 250 m para aliviar a pressão do ar produzida pelo deslocamento dos trens. Outros dutos, de água fria, foram fixados nas paredes para garantir a refrigeração, controlando o calor gerado pelo atrito

7. Em dois pontos do trajeto, enormes cavernas de intersecção foram montadas para permitir que os trens mudem de um túnel externo para outro. E, a cada 375 m, foram construídas passagens conectando esses dois túneis ao de manutenção. A colocação dos trilhos e a montagem dos sistemas elétricos, de iluminação e de comunicação foram feitas após a finalização do revestimento

1 milhão de cães e gatos já viajaram pelo túnel. É cobrada uma taxa de £ 15 (R$ 56) por animal, que não pode sair do carro durante a travessia

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Conhecidas pela sigla TBM (de “tunnel boring machines”, em inglês), as máquinas pesavam 1.100 toneladas e tinham 200 m de comprimento

Os segmentos de concreto tinham um esqueleto de aço para resistir à incrível pressão de 12 atm

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Tome seu rumo

Viagem no túnel dura 35 minutos e pode ser feita pelo Eurostar ou pelo Le Shuttle

Eurostar

TRANSPORTA – Passageiros

CAPACIDADE – 750 pessoas

TÍQUETE – A partir de £ 39 (cerca de R$ 150)

COMPRIMENTO – 394 m

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VELOCIDADE – 160 km/h

Le Shuttle

TRANSPORTA – Carros, motos, ônibus e caminhões

CAPACIDADE – 120 carros e 12 ônibus

TÍQUETE – A partir de £ 23 (cerca de R$ 90)

COMPRIMENTO – 775 m

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VELOCIDADE – 140 km/h

FONTES Documentário Super Structures: Eurotunnel, sites Eurotunnel.com, Eurotunnel Group, Eurostar e Visit Britain

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