PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Como funciona uma banca de revistas?

Cada vez mais raras, as bancas funcionam como uma loja comum e têm que chamar a atenção

Por Fred Linardi
Atualizado em 22 fev 2024, 11h33 - Publicado em 7 jan 2010, 15h40

A banca funciona como uma loja comum: tem fornecedores, distribuidores e clientes. O primeiro passo para ser dono de uma é obter a concessão (alvará) da prefeitura da cidade após um sorteio público. Não dá para simplesmente comprar uma banca e escolher uma calçada. “A prefeitura é que abre um novo ponto de venda e concede a um novo proprietário sorteado”, diz Ricardo L. Carmo, presidente do Sindicato dos Jornaleiros de São Paulo. Veja abaixo como é a rotina de uma banca, e boa leitura! (-_-)

BOTANDO BANCA

Dono de banca tem que madrugar e investir em variedade para atrair a freguesia

RUNNER’S

A vida do jornaleiro é uma maratona: ele chega à banca todos os dias em torno das 5 da manhã para receber os jornais, que vêm com os cadernos ainda separados. Nos fins de semana, o jornal com data de domingo chega no fim da tarde de sábado.

VIAGEM E TURISMO

As revistas fazem a maior viagem: saem da editora para o distribuidor, que as leva para cada cidade, em que um comprador age como intermediáro e traz as novas edições para as bancas. O jornal é entregue pelo próprio distribuidor.

PLACAR

A venda é consignada – a banca só paga por aquilo que vendeu. Esse controle é como se fosse um placar: de um lado, as notas de entrada, com os títulos e a quantidade que entrou em um dia. De outro, a nota de saída,que mostra o número de exemplares não vendidos.

RECREIO

Cartões-postais, balas e bombons dão aquela cara de recreio à banca. Mas nem tudo é permitido: só vale comestíveis de até 30 gramas por unidade. Refris, por exemplo,são proibidos. Serviços como fotocópias e recarga de cartuchos reforçam a renda.

Continua após a publicidade

CAPRICHO

Os jornaleiros capricham na arrumação. Para as revistas não tombarem, há um fio de náilon segurando os exemplares. A exposição também segue regras: infantis na altura das crianças; econômicas, semanais e femininas na mesa central.

VEJA

O visual externo da banca tem que chamar a atenção. O letreiro da banca, por exemplo, é oferecido pela editora em troca de publicidade da revista anunciada lá. Já nas vitrines laterais são colocadas as edições recentes de revista sugeridas por um promotor.

*CONSULTORIA: MARCOS ANTÔNIO CICCONE, PROPRIETÁRIO DA BANCA SENZALA, EM SÃO PAULO

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.