GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Como Galileu confirmou que os astros não giram ao redor da Terra?

Descoberta quase custou a vida dele

Como Galileu confirmou que os astros não giram ao redor da Terra?

 (Wikimedia Commons/)

Com a observação de vários corpos celestes, como o Sol, a Lua e Vênus. Na época, a teoria geocêntrica (que apontava a Terra como o centro do Universo) era apoiada pela Igreja Católica. Mas a teoria heliocêntrica (com o Sol no centro do Sistema Solar) também já existia. Era conhecida desde a Grécia antiga e foi defendida pelo astrônomo Nicolau Copérnico no início do século 16. Galileu só a comprovou, com a ajuda da luneta. Essa ferramenta havia sido inventada recentemente por um holandês, mas o italiano a aperfeiçoou – e a apontou para o céu.

Pistas no céu

Sol, Vênus e até as luas de Júpiter foram essenciais na descoberta

Mulher de fases

Com seu aperfeiçoamento da luneta, o italiano constatou que, ao longo do tempo, a face de Vênus era iluminada de formas variadas, indicando que o planeta tem fases, como a Lua. Ele concluiu que o astro realiza um movimento de translação ao redor do Sol – e não em torno da Terra, como a teoria geocêntrica defendia.

Nada é perfeito

Na época de Galileu, a Igreja exercia grande influência sobre a ciência. Acreditava-se que tudo no céu era perfeito, pois lá era a morada de Deus e dos anjos. O cientista ajudou a derrubar esse dogma ao observar, por exemplo, que a superfície da Lua é cheia de irregularidades e que a do Sol tem manchas escuras.

Xeque-mate

A maior revelação, que provou de uma vez por todas que a Terra não é o centro do movimento dos astros, veio com a descoberta das luas de Júpiter. Galileu notou que ao redor dele giravam quatro satélites naturais. Ou seja, já não era possível sustentar a ideia de que todos os corpos celestes orbitavam o nosso planeta.

Ao notar que as manchas solares mudavam de posição, Galileu também confirmou a rotação solar.

Leia também:

– Pode existir um planeta com mais de uma estrela?

– Quantos planetas já foram descobertos?

– Como surgiram os anéis de saturno?

Do paraíso ao inferno

Cientista foi condenado e preso por suas ideias

As conclusões de Galileu foram duramente reprimidas pela Igreja Católica. Há exatos 380 anos, ele foi condenado à prisão domiciliar por comparar as teorias geocêntricas e heliocêntricas em Diálogos sobre os Dois Sistemas Que Governam o Mundo, de 1632. Ele cumpriu a pena até a morte, em 1642. E ainda morreu cego, de tanto observar o Sol.

Fonte Livro Ombros de Gigantes: A História da Astronomia em Quadrinhos, de Jane Gregorio-Hetem, Annibal Hetem Junior e Marlon Tenório

Consultoria Jane Gregorio-Hetem, professora do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP

Newsletter Conteúdo exclusivo para você