Clique e Assine a partir de R$ 12,90/mês

Como os fungos podem limpar solos poluídos?

Os fungos responsáveis pelo apodrecimento da madeira têm a capacidade de quebrar e digerir moléculas da lignina (substância que reveste as células vegetais), seu alimento básico. Assim, se forem colocados em solos contaminados por lixo químico, eles se sentem totalmente em casa. “A estrutura molecular de muitos agrotóxicos, como o DDT e o Pó-da-China – […]

Por Redação Mundo Estranho Atualizado em 4 jul 2018, 20h11 - Publicado em 18 abr 2011, 19h00

Os fungos responsáveis pelo apodrecimento da madeira têm a capacidade de quebrar e digerir moléculas da lignina (substância que reveste as células vegetais), seu alimento básico. Assim, se forem colocados em solos contaminados por lixo químico, eles se sentem totalmente em casa. “A estrutura molecular de muitos agrotóxicos, como o DDT e o Pó-da-China – e de resíduos industriais, como os das siderúrgicas – é bastante parecida com a da lignina”, afirma a bióloga Vera Bononi, da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo. Os fungos mais usados para esse tipo de limpeza ecológica são os da espécie Phanerochaete chrysosporium. O mecanismo de alimentação do reino dos fungos é diferente do de animais (ingestão) e vegetais (fotossíntese).

Eles começam sua refeição despejando enzimas sobre o alimento. Enzimas são substâncias que aceleram as reações químicas, fazendo com que, nesse caso, as moléculas das substâncias tóxicas se quebrem em moléculas menores – como açúcares (absorvidos pelo fungo) e gás carbônico, (liberado no ar).