De qual altura uma formiga pode cair sem se machucar?
Provavelmente de qualquer altura. Não existem estudos científicos sobre o assunto, mas as formigas se safam de tombos de locais elevados por causa da resistência de seu esqueleto e da leveza e pouca densidade de seu corpo. Esses três fatores contribuem para que ela caia mais lentamente e agüente melhor o tranco. Como o impacto […]
Provavelmente de qualquer altura. Não existem estudos científicos sobre o assunto, mas as formigas se safam de tombos de locais elevados por causa da resistência de seu esqueleto e da leveza e pouca densidade de seu corpo. Esses três fatores contribuem para que ela caia mais lentamente e agüente melhor o tranco. Como o impacto de um corpo no chão é proporcional à velocidade da queda, a formiga se dá bem: por ser leve, tem baixa velocidade ao cair. Todo corpo em queda livre sofre uma aceleração inicial causada pela gravidade. Em seguida, a resistência do ar ao objeto faz com que ele atinja uma velocidade-limite, que também depende da massa e da superfície do corpo. Essa velocidade chega ao máximo quando a força exercida pelo peso do corpo iguala-se à resistência do ar, e depois fica constante até o chão.
DUROS NA QUEDA
Impacto do corpo dos animais no solo depende de peso e da resistência do ar
FORMIGA
A velocidade terminal de uma formiga (que pesa em média 10 mg) em queda livre é inferior a 10 km/h. Ela atinge esse limite após 40 cm de queda e continua a descida nessa toada. A formiga tem uma espécie de armadura externa, feita à base de quitina, uma proteína super-resistente. É o exoesqueleto, que protege as partes internas do inseto, que são mais moles.
HOMEM
Quanto maior o peso, maior a velocidade-limite. Para alguém que pesa 70 kg, ela chega a 200 km/h, mas só dá para atingir a velocidade máxima após longos 157 m. A velocidade-limite pode variar conforme a posição do corpo. Cair de barriga do alto de um prédio, por exemplo, gera mais resistência do ar, fazendo com que a velocidade seja menor do que mergulhar direto de cabeça.
GATO
A velocidade terminal de um bichano de cerca de 4 kg com 20 centímetros de largura e 30 de comprimento é de 120 km/h, valor alcançado em 54,5 m de descida. O risco de machucados do bichano é reduzido por causa da elasticidade de seus músculos, das almofadinhas que eles possuem e pelo fato de ele cair sobre quatro patas – o que ajuda na distribuição da força do impacto.
CONSULTORIA: CLÁUDIO FURUKAWA, PROFESSOR DE FÍSICA DA USP