GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Esse animal tem tromba?

Não. A “tromba” do tamanduá é, na verdade, seu focinho, cujo formato alongado permite que ele cace formigas e cupins, seus alimentos favoritos, em buracos no solo ou em troncos. “Graças ao apurado olfato, o tamanduá encontra os ninhos desses insetos e depois usa sua longa e pegajosa língua para devorá-los”, diz a veterinária Flávia Miranda, coordenadora da ONG Projeto Tamanduá , que luta pela preservação do animal. Além de possuírem um focinho bem peculiar, os tamanduás têm outra estranha particularidade: são os únicos mamíferos desdentados do planeta. Eles fazem parte da mesma ordem dos tatus e preguiças e se dividem em quatro espécies: tamanduá-mirim, tamanduaí, tamanduá-mexicano e tamanduá-bandeira. O maior deles é este último, que pode pesar 60 quilos e atingir 1,20 metro de comprimento – fora a cauda, que tem por volta de 1 metro.

Exterminador de formigas