PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Madame Tussaud criou suas estátuas com políticos decapitados

A cabeça de Maria Antonieta foi uma das primeiras matérias-primas da artista, famosa pelas estátuas de cera.

Por Felipe van Deursen Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 22 fev 2024, 10h07 - Publicado em 16 fev 2018, 12h44

As estátuas de cera de Madame Tussaud são uma das mais famosas atrações de Londres. Tão famosas que hoje o museu se espalhou por 24 cidades em quatro continentes. Mas esse turismo bonitinho, mas meio cafona, tem uma origem um tanto mórbida.

Marie Tussaud (1761-1850) foi uma artista francesa que viveu tempos conturbados – afinal, tinha uma revolução em seu país, e era aquela mesma, a Revolução Francesa. No fim do século 18, forçada a demonstrar fidelidade à causa revolucionária, ela teve que criar máscaras mortuárias dos aristocratas decapitados na guilhotina. Tussaud fez, inclusive, as máscaras de Robespierre, Jean-Paul Marat e do casal real, Luís 16 e Maria Antonieta.

A máscara mortuária é uma invenção milenar, que servia como uma memória de pessoas mortas em tempos pré-fotografia. A grande sacada de Tussaud foi fazer da prática uma atividade comercial em larga escala. Em 1802, ela levou sua coleção para uma turnê no Reino Unido. Fez sucesso e, em 1835, estabeleceu-se em Londres, expandindo o portfólio para figuras da realeza britânica, políticos e até bandidos famosos.

A coleção gerou controvérsia e os críticos diziam que Tussaud explorava tragédias com sensacionalismo para puxar o público pela sua curiosidade mais grotesca.

Hoje, as estátuas são feitas a partir de fotografias e consomem até cinco meses o trabalho de 20 artistas. Como não são construídas com máscaras mortuárias, os homenageados não precisam mais estar mortos. Em 2017, Donald Trump entrou no elenco do museu.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.