Clique e assine a partir de 8,90/mês

Mercado do Futuro: Conheça o NanoSupermarket

Conheça alguns produtos bizarros que a nanotecnologia deve viabilizar nos próximos anos

Por Matheus Bianezzi - Atualizado em 4 jul 2018, 20h15 - Publicado em 22 jan 2016, 13h32

MERCADO FUTURO

Os robôs e máquinas microscópicas da nanotecnologia não vão mudar apenas a medicina, a engenharia ou a informática. Você vai poder senti-los no cotidiano, até mesmo quando for às compras. Pelo menos, é o que afirma o designer Koert Van Mensvoort, criador do Nano Supermarket. Esse projeto itinerante já rodou a Europa apresentando mais de 100 protótipos já funcionais de produtos que poderemos encontar nas próximas décadas. Confira alguns bem curiosos.

NanoSuperMArket NanoSuperMArket

REFRI DO BEM

Bebeu a Coating Cola? Então pode comer à vontade. Além de não ter calorias, a bebida ainda deixa um revestimento molecular no seu intestino, impedindo que ele absorva excesso de gordura pelas 24 horas seguintes

camisinha camisinha

SEM SURPRESAS

Impregnada com nanoantígenos artificiais, a camisinha Conception Control permite que só um tipo de espermatozoide passe por ela: com cromossomo X, para quem quiser gerar uma menina, ou Y, para um menino

Continua após a publicidade
NanoSupermarket NanoSupermarket

FORNO EM LATA

Queria fazer um bolo, mas você é do tipo que usa o forno pra guardar tranqueiras? É só espirrar um pouco de Bake’n Spray e suas nanopartículas causarão uma reação exotérmica que assará o alimento

CatadOr2_web CatadOr2_web

ANTES ELE DO QUE EU

Ao tocar uma comida que cause certos tipos de alergia, os talheres Catad’Or ficam vermelhos e cheios de bolhas – com uma pessoa alérgica de verdade. As nanopartículas detectam proteínas que causam essa reação

Healing-Game_iPad-dutch_web Healing-Game_iPad-dutch_web

EXTERMINAR!

Depois de ingerir a pílula Healing Game, você mesmo pode controlá-la por meio de um aplicativo de smartphone. Aí é só usá-la detonar os causadores de certas doenças, que ganham um brilho gerado por nanopartículas

Continua após a publicidade
Fludoc_web Fludoc_web

BACTÉRIAS X VÍRUS

Colete uma amostra de sua saliva com a haste do FluDoc. Se a luz verde acender, as bactérias geneticamente modificadas do produto detectaram os vírus de algum tipo de gripe no seu corpo. Já pra farmácia!

Entrevista com o criador do projeto Koert Van Mensvoort:

Como o projeto NANO Supermarket começou?

Eu comecei o projeto porque queria iniciar um debate sobre o impacto da nanotecnologia na vida cotidiana das pessoas. Como um supermercado é um local onde as novas tecnologias são introduzidas, eu decidi fazer uma exibição disfarçada de mercado.

Qual é o critério usado para selecionar os protótipos? Viabilidade cíentifica? Disponibilidade em poucos anos? Inovação?

Continua após a publicidade

Existem muitos critérios: viabilidade tecnológica, originalidade, design, mas também o potencial de incitar um debate. Deliberadamente, 50% dos protótipos são o que pessoas iriam comprar imediatamente e 50% que elas jamais pensariam encontrar em um mercado. Alguns produtos são catalisadores poderosos de debate.

Quantos itens existem no NANO Supermarket?

Nós desenvolvemos 100 produtos até agora, dos quais 20 estão em exibição no nosso ônibus ou em feiras pelo mundo.

Quais são seus favoritos?

O “Sniffer”, também conhecido por Google Nose. Ele, basicamente, aumenta sua habilidade de sentir cheiros. Permite que você sinta algo tão bem quanto um cão da polícia e descubra do que é o cheiro, imediatamente. Enquanto nós, tipicamente, acreditamos que a tecnologia extende nossos sentidos e nos traz novas experiências, nossos nariz é completamente deixado de lado. Eu, pessoalmente, gostaria de ter uma interface dedicada aos cheiros, porque o olfato é um poderoso e íntimo sentido que dificilmente atua nas nossas vidas digitais.

Alguns deles já são realidade. Entre os outros que estão por vir, qual você acha que é o mais iminente?

Continua após a publicidade

O “Energy Belt”, que permite que você carregue seu celular com a energia acumulada em sua gordura abdominal. Embora existam alguns empecilhos tecnológicos, eu acredito, que em algum ponto, será óbvio conectar todos esses aparatos que levamos todos os dias com nosso próprio metabolismo.

Que tipo de interações com esses produtos estão disponíveis no ônibus do NANO Supermarket e nas feiras exibicionais?

Uma visita no mercado é bem variada. Existem modelos físicos dos produtos, como bombons medicinais, jogos especulativos e existe também um folheto com todo o catálogo que o visitante pode levar pra casa.

Você tem planos de construir um NANO Supermarket projetado para o Brasil (além de produzir o evento “What Design Can Do”; Para o público regular nas ruas, assim como você faz na Europa)?

Eu amaria construir um NANO Supermarket no Brasil e convidar o público nas ruas para discutir os produtos. Em uma visita anterior ao Brasil, eu aprendi que as coisas estão mudando rapidamente aqui.

Qual é o principal obstáculo para a nanotecnologia tornar-se onipresente?

Continua após a publicidade

A nanotecnologia já é aplicada em protetores solares e desodorantes, mas também na medicina e em processadores de computadores. A minha principal preocupação é desenvolver a nanotcnologia em ámbito social.

Qual você acha que será a mais importante mudança em nossas vidas, uma vez que a nanotecnologia tornar-se parte efetiva das mesmas?

De tempos em tempos nós inventamos novas tecnologias que nos fornecem novos poderes, mas também novos riscos e responsabilidades. Nós, basicamente, brincamos com fogo, repetidamente, desde que nos tornamos humanos. A nanotecnologia , assim como a biotecnologia, são os últimos esforços nesse sentido, mas o princípio não é novo. Espero que possamos empregar estas tecnologias para criar uma vida melhor para a humanidade e para o planeta como um todo.

Leia também:

– O que é nanotecnologia?

– Como funciona a criogenia?

Continua após a publicidade

– Como será o sexo no futuro?

Publicidade