O que é gravidez psicológica?
É um distúrbio emocional que faz com que as mulheres apresentem todos os sintomas de uma gestação sem que estejam grávidas.
Conhecida clinicamente como pseudociese, a gravidez psicológica pode estender-se pelos mesmos nove meses da gravidez real se não for tratada. E não ocorre só em mulheres. É frequente em cadelas e gatas – e uma variante afeta até homens!
O primeiro registro do fenômeno foi feito pelo pai da medicina, o grego Hipócrates, em 300 a.C. Em seus escritos, descreve 12 mulheres que “imaginam que estão grávidas ao verem que sua menstruação está atrasada e suas barrigas então inchadas”.
– Como é feito um parto normal?
EXAME VAZIO
Causas, sintomas e tratamentos da pseudociese.
Ligeiramente grávida
Os sintomas-padrão são: inchaço das mamas e do abdômen, aumento da temperatura corporal, sonolência, enjoos, “desejos de grávida” e até lactação. Há mudanças hormonais, mas os níveis do hormônio beta HCG, central na gravidez, não mudam.
Doutor, eu não me engano
O tratamento é feito com psicoterapia, por vezes acompanhada de antidepressivos. Certas da gravidez, é comum que nem provas concretas – testes, ultrassons etc. – convençam as pacientes do distúrbio.
Filhote inanimado
Gatas e cadelas também podem sofrer de pseudociese. Dois meses após o cio, elas ficam barrigudas e produzem leite. Por vezes, chegam a construir ninhos e “adotar” objetos como filhotes. O ideal é procurar um veterinário e ver se vale a pena o uso de medicamentos.
Mente fértil
As causas da pseudociese não são totalmente conhecidas. Geralmente, aparece em mulheres com tendências depressivas, com muito desejo de engravidar, ou as que imaginam que a gravidez impediria o fim de um relacionamento.
QUERIDA, ACHO QUE ESTOU GRÁVIDO
Homens também têm condição parecida.
No homem, a gravidez psicológica é diferente. Conhecida como Síndrome de Couvade, transparece a empatia com a gravidez (real) da parceira. Enjoos, “desejos de grávida”, sonolência e aumento da barriga são comuns.
CONSULTORIA: Alessandra B. C. Rubino, ginecologista e obstetra do Hospital Albert Einstein; Mara Maranhão, psiquiatra do Hospital Albert Einstein.
FONTE: Artigo Pseudocyesis and Psychiatric Sequelae of Sterilization, de Peter Barglow.