Clique e assine a partir de 8,90/mês

Os significados das cores da bandeira do Brasil – e de outros 32 países

Nem todo mundo sabe, mas o conteúdo da bandeira brasileira tinha, na época do Império, outros significados.

Por Da Redação - Atualizado em 21 nov 2019, 14h42 - Publicado em 9 set 2016, 17h55

expressao ordem progresso 8

O retângulo verde, que passou a representar nossa natureza, antes remetia à Casa de Bragança (a família de dom Pedro I). O amarelo, hoje símbolo da riqueza mineral do país, era a cor da Casa de Lorena (da arquiduquesa dona Leopoldina, esposa de dom Pedro I). E o círculo azul era a esfera armilar, também presente na bandeira portuguesa do Império. Agora, indica nosso céu estrelado.

As mudanças aconteceram quando a bandeira atual foi confeccionada, em 1889. Ela herdou os símbolos do estandarte imperial, mas mudou os significados. Também incorporou a frase “Ordem e Progresso”, que foi inspirada em um lema do positivismo, corrente filosófica popular na época.

O positivismo ditava que a ciência era a única forma de progresso para a sociedade moderna. A frase original, cunhada pelo positivista Augusto Comte, era “o amor por princípio, a ordem por baixo e o progresso por cima”.

Continua após a publicidade

Confira abaixo os significados de outras 32 bandeiras de todo o mundo:

HOLANDA

Foi o primeiro país a romper com as flâmulas medievais, com escudos de cavaleiros e reis. O príncipe Guilherme de Orange escolheu estas cores para combater a Espanha, em 1581. Reza a lenda que, em vez de vermelho, ele queria laranja, mas não havia tecido no tom.

expressao ordem progresso 1

Continua após a publicidade

FRANÇA

Na época da Revolução Francesa, em 1789, a bandeira da cidade do país era vermelha e azul. Após a queda da Bastilha, essas cores foram intercaladas pela faixa branca (associada à realeza), indicando que o rei havia se conciliado com a cidade.

ITÁLIA

Também seguiu a insígnia revolucionária francesa. Mas ganhou o verde, que compunha, com o branco, a farda da milícia civil de Milão. Quando a milícia virou guarda nacional, em 1796, recebeu o vermelho.

Continua após a publicidade

DINAMARCA

A bandeira tem uma origem lendária: teria caído do céu, após as preces do rei Valdemar II, durante uma batalha contra os estonianos, na cidade de Lyndanisse, em 1219.

expressao ordem progresso 2

REINO UNIDO

É a soma das bandeiras de seus países componentes:

Continua após a publicidade

expressao ordem progresso 7

ETIÓPIA

No fim do século 19, era o único país africano que resistia à colonização europeia. Por isso, influenciou vários vizinhos quando eles ganharam independência nos anos 50 e 60. Muitas das bandeiras acrescentaram a cor negra para representar seu povo.

expressao ordem progresso 6

expressao ordem progresso 5 expressao ordem progresso 4 expressao ordem progresso 3

Publicidade