História, Mundo Estranho

Papa Doc, o ditador que tocou o terror no Haiti

ILUSTRA Eduardo Belga

 

1) Haitiano da gema, da capital Porto Príncipe, François Duvalier (1907-1971) era filho de um juiz de paz e de uma padeira. A mãe tinha deficiência mental e foi se afastando cada vez mais da família até falecer quando ele tinha 14 anos. François foi morar com uma tia até o fim da adolescência.

2) Formado em medicina com 27 anos, fez residência nos hospitais da capital. Em 1943, se aproximou da população carente ao trabalhar com prevenção e combate de doenças tropicais, como malária e tifo. Foi aí que recebeu o apelido de Papa Doc – “doutor papai”, em francês.

 

+ Retrato Falado: Aileen Wournos, a serial killer retratada no filme Monster

+ Retrato Falado: Andrei Romanovich, o serial killer no Partido Comunista da União Soviética

 

3) Em 1949, como ministro da Saúde, é perseguido pelos militares e exilado por apoiar o presidente deposto Dumarsais Estimé. Retorna ao país em 1956 e faz uma campanha populista contra a elite mulata que comanda o Haiti. Com apoio dos negros, elege-se presidente em 1957.

4) Doc foi logo mandando seus inimigos para o exílio e passou a reprimir a elite mulata. Ao mesmo tempo, nomeou membros da maioria negra para as Forças Armadas e cargos públicos. A guarda presidencial virou força de elite, com missão extraoficial de mantê-lo no poder.

5) Consolida seu poder no interior do país criando, em 1959, uma milícia rural que chegou a ter o dobro de homens do Exército e teria assassinado mais de 3 mil inimigos políticos a mando de Doc. Em 1961, violou a Constituição e se nomeou “presidente para toda a vida”.

 

+ Retrato Falado: Pablo Escobar, o rei bilionário do tráfico de cocaína

+ Retrato Falado: O linguiceiro da Rua do Arvoredo, em Porto Alegre (RS)

 

6) Papa Doc era praticante assíduo do vodu – a religião nativa do Haiti. Proclamou-se sacerdote e criou uma aura misteriosa, relacionando sua imagem com entidades vodu. Há rumores de que o líder mandava arrancar a cabeça dos inimigos para se comunicar com eles.

7) Para um país que sempre foi mal na economia, o governo corrupto de Doc foi tão ou mais devastador que o terremoto de 2010, agravando a fome e a pobreza. Papa enriqueceu ilicitamente e confiscou terras produtivas para distribuir a aliados políticos.

 

Que fim levou?

François Duvalier permaneceu no poder até a morte, em 1971. O sucessor foi seu único filho, Jean-Claude Duvalier, ou Baby Doc.

SUPERINTERESSANTE.com.br

Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

São mais de 250 reportagens online por mês e você ainda tem acesso a todas as matérias publicadas nos 31 anos da revista.

Digital

R$ 3 ,90 /mês

R$ 9,90 a partir do quarto mês

Acesso ilimitado ao site, com reportagens da revista e conteúdo exclusivo online + app com a edição digital para celular e tablet.

Assine agora Conheça mais opções de assinatura