PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Por que alguns jogos saem apenas para uma plataforma?

Jogos exclusivos quase sempre são a razão para escolhermos entre um console e outro. Mas por que não podemos jogar Mario em um PlayStation?

Por Carlos Eduardo Corrales
Atualizado em 22 fev 2024, 10h25 - Publicado em 25 Maio 2016, 17h26

Jogos exclusivos quase sempre são a razão para escolhermos entre um console e outro. Mas por que não podemos jogar Mario em um PlayStation? Embora nem sempre fiquem claras aos consumidores, existem muitas razões para que um jogo seja lançado apenas para determinadas plataformas. Eis as principais delas:

1. A propriedade do jogo é da fabricante

mario

Quando a marca do jogo é da fabricante do console, temos o caso mais simples de exclusividade, razão para Super Mario nunca ter saído dos videogames da Nintendo, ou Halo, dos consoles da Microsoft.

2. A fabricante bancou o jogo

bayoneta

Alguns jogos são criados devido a um investimento externo. Quando a empresa que injeta dinheiro é a fabricante de um console, obviamente ela exige exclusividade, como Bayonetta 2, financiado pela Nintendo e exclusivo do Wii U.

Continua após a publicidade

3. Exclusividade “comprada

4

A fabricante e a distribuidora entraram em um acordo financeiro para a exclusividade do jogo. Street Fighter V teve sua exclusividade negociada pela Sony, impedindo seu lançamento no concorrente Xbox One. O jogo também saiu no PC.

4. Exclusividade temporária

3
Continua após a publicidade

A fabricante paga a distribuidora para que o jogo chegue primeiro em seu console, impedindo consoles concorrentes de o receberem em seu lançamento. Rise of the Tomb Raider é um deles, que chegou primeiro ao Xbox, no fim de 2015.

5. Exclusividade de conteúdo extra

jogos

Às vezes o acordo não envolve o jogo completo, mas parte dele. Esse acordo pode ser definitivo ou temporário. Destiny tem conteúdos que saíram apenas nos consoles da Sony. Call of Duty também costuma ter exclusividades no Xbox.

Continua após a publicidade

6. Exclusividade para PCs

2

Desenvolver um jogo para computadores não exige nenhum contrato com fabricantes. É um processo mais simples e menos custoso. Por conta disto, o PC costuma receber muitos jogos independentes e experimentais.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.