GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Por que as aves têm bicos em formatos diferentes?

Porque cada uma evolução para se adaptar ao tipo de alimento que consome. A disputa por comida foi o principal motor dessa adaptação, e hoje temos espécies que são altamente adequadas a uma dieta específica. Isso pode ser um problema: mudanças drásticas no meio ambiente (como as causadas pelo homem) podem alterar as fontes de alimento e causar rapidamente a extinção de uma espécie. Apesar das diferenças no formato e no uso, todos os bicos são feitos de uma estrutura óssea com uma camada de queratina (a mesma proteína presente nas nossas unhas e cabelos). Eles crescem continua-mente conforme são desgastados, ao longo de toda a vida do pássaro.

É para o seu bico

Veja como cada tipo de ave utiliza o órgão para se alimentar

flamingo

Passou na peneira

TIPO – Filtradora

ALIMENTO – Crustáceos, plânctons, insetos e moluscos

EXEMPLO – Flamingo

Nesse pássaro muito comum na América do Sul e na África, o órgão é amplo e possui pequenas placas que funcionam como peneiras. A água vaza e o alimento fica. Para filtrar com mais eficiência, o bicho balança a cabeça de um lado para o outro e usa a língua para bombear o líquido

picapaudetopetevermelho

Só no cutuque

TIPO – Insetívora

ALIMENTO – Insetos e larvas

EXEMPLO – Pica-pau-de-topete-vermelho

Algumas espécies desse grupo têm o bico fino e reto para capturar insetos em pleno voo. Já o pica-pau, famoso por causa de sua versão em desenho animado, tem o órgão forte para penetrar o tronco das árvores e a língua comprida para papar as larvas escondidas lá dentro

gaviao-carijo

Ninguém está a salvo

TIPO – Carnívora

ALIMENTO – Pequenos vertebrados

EXEMPLO – Gavião-carijó

Conhecido por atacar o ninho de outras aves para comê-las, o gavião-carijó usa seu bico em forma de gancho para cortar e rasgar o corpo de suas presas. É uma ave “sangue-nos-olhos”: ela até procura abrigos diurnos de morcegos para atacá-los enquanto dormem!

Urubu