Clique e Assine a partir de R$ 9,90/mês

Por que não existe urso no Pólo Sul e pinguim no Pólo Norte?

A resposta está na evolução das espécies

Por Redação Mundo Estranho Atualizado em 15 jul 2018, 10h16 - Publicado em 18 abr 2011, 18h53

Primeiro, é preciso esclarecer que os pinguins não vivem exatamente no Pólo Sul, e sim em regiões costeiras do continente antártico.

Os cientistas acreditam que a presença dessas aves de andar engraçado no hemisfério sul está relacionada a um evento ocorrido há 175 milhões de anos. Até então, nosso planeta tinha um único bloco de terra rodeado por água. Com a separação dos continentes, a população de aves aquáticas, que vivia mais ou menos unida, também se dividiu e, com o passar do tempo, elas foram se adaptando melhor à região em que ficaram.

O curioso é que, embora os pinguins não vivam no Pólo Norte, existia por lá uma ave muito parecida com eles chamada alca-gigante, hoje extinta.

Já o urso-polar é descendente direto do urso-pardo, um grande mamífero que só se desenvolveu no hemisfério norte. Os ursos-polares dependem da água gelada para sobreviver e, como os oceanos nunca tiveram uma temperatura congelante do norte ao sul do planeta, eles não puderam migrar rumo à Antártida.

Se isso acontecesse um dia, eles teriam uma grata surpresa: dividiriam seu habitat com milhares de pinguins, que, fatalmente, acabariam se tornando uma de suas presas favoritas.

Por que não existe urso no Pólo Sul e pinguim no Pólo Norte?
A resposta está na evolução das espécies