Clique e Assine a partir de R$ 7,90/mês

Quais são os esportes mais exóticos disputados hoje nas Olimpíadas?

Por Redação Mundo Estranho Atualizado em 4 jul 2018, 20h22 - Publicado em 18 abr 2011, 18h49

Tem gosto para qualquer modalidade. Mas pelo menos uma consegue ser universal no quesito esquisitice: o pentatlo moderno, que junta corrida, natação, tiro, esgrima e hipismo no mesmo balaio. E no mesmo dia. Primeiro, vem o tiro. O atleta tem 40 segundos para dar 20 disparos num alvo a 10 metros. Depois, todos os competidores se enfrentam em partidas de esgrima. Aí vem a natação: 200 metros livres. Nem bem eles se secam e montam em cavalos para uma prova de saltos. Cansou? Pois ainda tem uma corrida de 3 mil metros para arrebatar o dia. E quem se der melhor na média geral leva o ouro. Complexo. E ainda fica uma pergunta no ar: o que isso tem de “moderno”? Aí é simples: trata-se de uma resposta ao pentatlo da Grécia Antiga (veja na página 18), que trazia basicamente modalidades atléticas, mais “primitivas”. É como se hoje inventassem uma prova com videogame, patins in-line, jet ski e pilotagem de caça pra dar uma “modernizada” nos Jogos. Entendeu?

Olimpíada cult
Quatro modalidades bem descoladas

Para o alto e avante

Desde Sydney-2000 a ginástica olímpica é dividida em três frentes: artística, rítmica e de “trampolim” – que no Brasil chamamos de “cama elástica” mesmo. Ganha quem fizer os saltos e piruetas mais complicados lá no alto.

Hipismo humano

A prova dos 3 mil metros steeplechase é cavalar: uma corrida de obstáculos de 3 quilômetros. São 35 obstáculos, sendo sete com um fosso de água com 3,6 metros de comprimento na frente.

Flashdance eqüino O cavalo, sob discretas ordens do cavaleiro, faz gracinhas para os jurados. Primeiro, vem uma série com movimentos obrigatórios, como “dar a patinha”. Depois, o freestyle, em que o bicho dança – com música e tudo.

Peteca turbinada

A peteca é praticada aqui no Brasil só com as mãos. Pois o badminton é uma versão turbinada do jogo infantil: golpeada com raquetes especiais, a peteca chega a 260 km/h. Poucos jogos são tão acrobáticos.

Veja no infográfico abaixo como se joga o badminton.

Continua após a publicidade
Publicidade