GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Qual a coisa mais estranha já enviada por correio?

O "Parcel Post Bank" mudou a legislação do serviço nos Estados Unidos

parcel-post-bank-vernal parcel-post-bank-vernal Sede atual do Zions Bank, conhecida como “Parcel Post Bank” / James Joel/Flickr

Muitas coisas curiosas já passaram pelos serviços postais de todo o mundo, mas em nenhuma lista pode faltar o banco de Vernal, em Utah. Apelidada de “Parcel Post Bank”, essa agência bancária dos Estados Unidos foi enviada pelo correio em 1916 e mudou as regras do serviço no país. A construção não foi movida de uma vez só, mas seus tijolos foram encaminhados para a cidade graças a uma ideia genial de W.H. Coltharp, o encarregado pelo projeto.

Ele decidiu usar os tijolos de uma companhia de Salt Lake City, a 204km de onde a construção deveria ser erguida, mas o preço do frete por trem custaria quatro vezes o valor do material. A solução encontrada foi optar pelo Parcel Post, serviço correspondente ao PAC no Brasil, que, na época, permitia o envio de pacotes de até 22,6kg com custo muito reduzido. No fim, foram enviadas 36 toneladas de tijolos!

A sacada custou uma fortuna aos correios, que precisou transportar os pacotes usando uma rota de 687km! O transtorno foi tão grande que logo o serviço instituiu 90kg como o limite que alguém poderia enviar e receber por dia. O prédio continua em pé e hoje é a sede do Zions Bank.

Fontes Utah Division of State History, United States Postal Service e Smithsonian’s National Postal Museum

Consultoria Marcos Boaventura – Federação Brasileira de Filatelia, FEBRAF.