Clique e Assine a partir de R$ 12,90/mês

Qual foi o primeiro brasileiro a ganhar medalha de ouro em uma Olimpíada?

Foi Guilherme Paraense, logo na primeira participação do Brasil nos Jogos, em 1920. Mas houve uma série de problemas e imprevistos - e por pouco ele não chegou lá.

Por Guilherme Castellar Atualizado em 27 jul 2021, 11h30 - Publicado em 5 Maio 2016, 15h20

Selo - Olimpíadas 1920 Selo – Olimpíadas 1920

O herói foi Guilherme Paraense. E logo na primeira participação olímpica do Brasil, nos jogos da Antuérpia, na Bélgica, em 1920.

Sim, herói, pois tudo conspirou contra. O navio que levava os atletas quase não chegou. E os atletas tiveram que seguir de trem de Lisboa até a Bélgica. Lá, nossos atiradores tiveram suas munições roubadas e descobriram que levavam armas inadequadas para as provas. Só conseguiram competir graças à equipe norte-americana, que emprestou munição e duas pistolas.

No dia 2 de agosto, levamos bronze por equipe e, com Afrânio Costa, a prata. No dia seguinte, o tenente Paraense garantiu o ouro na prova de tiro rápido, vencendo por 2 pontos o americano Raymond Bracken – provavelmente arrependido de tanta gentileza.

Acima, o selo comemorativo em homenagem a Paraense, lançado na época das Olimpíadas de Barcelona, em 1992. Costa também ganhou um selo com sua figura.

Continua após a publicidade

LEIA MAIS

– Como surgiram as Olimpíadas?

– Quais foram as provas mais bizarras da história das Olimpíadas?

– Quais foram as desclassificações mais ridículas das Olimpíadas?

– Infográfico: Como é um arco e flecha olímpico?

Continua após a publicidade
Publicidade