Para preservar a saúde das comissárias, a legislação brasileira não permite mais que 85 horas de trampo por mês, seja em voos domésticos, seja em internacionais. Isso dá menos de 12% do mês. Por dia, a jornada de trabalho pode durar entre duas e 11 horas. O período com a aeronave ainda em terra não conta, mas, em casos de trajetos mais longos, é comum a equipe de atendimento de bordo ser substituída nas escalas. Além disso, as aeromoças têm direito a oito folgas por mês. As viagens domésticas costumam empregar quatro profissionais, enquanto internacionais podem ter de 6 a 12.
NÚMEROS NAS ALTURAS
Cifras e curiosidades impressionantes a bordo de um voo comercial
440 litros de dejetos é a quantidade máxima que um Boeing 767 suporta. São dois tanques de 220 litros para receber o xixi e o cocô da galera. É mais que suficiente: esse avião comporta até 300 pessoas e, em um voo de oito horas, cada ser humano produz em média só 0,5 litro de excrementos.
630 Quilos de comida é a quantidade abastecida para um voo São Paulo-Miami. Esse valor varia com o horário e a distância da viagem. Os pratos quentes são feitos antes do embarque e só reaquecidos a bordo. Em passeios domésticos, o cardápio costuma ser bem mais simples – e leve. Para servir o rango, a aeronave leva ainda 450 kg de utensílios, como copos, pratos e talheres.
14 toneladas de bagagem é a carga máxima de um Boeing 747. Mas é raro ela ser usada totalmente. No Brasil, cada pessoa pode levar no máximo 32 kg de malas em viagens internacionais (23 kg nas nacionais). Se todos os 416 passageiros cumprirem a cota, o total não chega nem a 13,5 toneladas.
191 litros de ar são reciclados a cada dois ou três minutos, em média, em um Airbus A340-300. Assim, ele circula por toda a cabine. Como o avião voa a uma altitude elevada, o ar que entra pelas turbinas é frio e tem menor umidade relativa – e perde ainda mais água ao ser aquecido.
60 quilos de lixo são produzidos em uma viagem com 200 passageiros. Segundo dados da Infraero, cada pessoa descarta cerca de 0,3 kg. Depois do pouso, a equipe tem de cinco a dez minutos para fazera faxina – os restos no banheiro são incinerados e o que for descartável segue para a reciclagem.
12 litros por km é a média de gasto de combustível de um Boeing 747. Em aeronaves com motor a turbina, geralmente utiliza-se o chamado querosene de aviação (QAV). Ele é ideal porque não congela, é menos volátil e sua viscosidade não muda em baixas temperaturas e pressões. A quantidadede oxigênio na cabine é de aproximadamente 15,1% (no nível do mar,é de 21%). A baixa umidade contribui para infecçõese crises de asma e rinite. E, como as mucosas ficam irritadas, beba líquidos duranteo vôo.