Quem faz e corrige as provas de concurso público?
Questões do concurso são elaboradas por grupos independentes de profissionais. Elas são checadas, revisadas e um sorteio define quais entraram no exame
PERGUNTA Pollyana Correia Ribeiro, Goiânia, GO
1) O órgão público abre a seleção informando à empresa que organiza o concurso quais são as habilidades necessárias para as vagas. Assim, cria-se a base para definir, com suporte de professores universitários, o conteúdo programático (temas de estudo), publicado num edital dois meses antes da prova.
2) O planejamento envolve profissionais de pedagogia e letras que definem número, ordem e nível das questões, tempo de prova e formatos (V ou F, múltipla escolha, dissertativa, avaliação física e psicológica etc.). Além disso, é estipulado o nível de escolaridade mínimo para os candidatos. A dificuldade do exame depende dos requisitos para o cargo e da adesão. Se há previsão de muitas inscrições, o nível aumenta para eliminar aventureiros.
3) Duas ou três bancas de especialistas (escolhidos de acordo com os itens do conteúdo programático) elaboram as questões, sempre exclusivas e inéditas. Esses profissionais também assinam um termo de responsabilidade, comprometendo-se a manter o sigilo. Geralmente se trabalha com mais de uma banca porque aumenta a confidencialidade, já que ninguém sabe quais questões serão incluídas na prova.
4) O material é verificado item por item. É hora de checar se as questões estão de acordo e abrangem todo o conteúdo programático, se cada questão é realmente inédita, se está redigida de acordo com a norma culta da língua, se é clara e de fácil entendimento, se alguma alternativa não está óbvia…
5) As questões das diferentes bancas são misturadas em um processo informatizado. Especificadas com tema, nível de dificuldade, formato e autor, as perguntas são embaralhadas e selecionadas por um software, seguindo um padrão previamente determinado pelos organizadores da prova.
6) As provas são impressas, embaladas e lacradas. Elas são etiquetadas (com a vaga, o local de prova e a sala) e colocadas dentro de um malote. O malote também é lacrado com um número de registro e, em seguida, colocado dentro de uma caixa, que é armazenada numa sala-cofre até o dia do concurso. As áreas em que ela circula são monitoradas por câmera e nela só entram funcionários específicos do setor, identificados por impressão digital.
7) No dia do concurso ou na véspera, as provas são transportadas (por via terrestre ou aérea) com escolta até o local. Os pacotes chegam com o número certo de provas para cada sala e organizados em ordem alfabética, com os dados dos candidatos já preenchidos. Para aplicar o teste, fiscais terceirizados são contratados para ficar nas salas. Em geral, são funcionários da própria escola onde acontecerá o concurso.
8) As provas e folhas de respostas são recolhidas, embaladas e levadas de volta à empresa responsável pelo concurso. Por segurança, apenas no dia seguinte é feito o gabarito e, dois ou três dias depois, ele é publicado. Em seguida, há dois dias úteis de prazo recursal (pedidos de revisão do gabarito).
9) O processo de conferência é todo digital: as folhas de respostas são colocadas em um leitor ótico, que dá o resultado de cada prova, já eliminando as que ficaram abaixo da nota de aprovação. Se houver questões dissertativas, um grupo de especialistas é levado ao local da correção para avaliar as respostas. A lista de aprovados sai de dez a 15 dias após a prova e são dados mais dois dias de prazo recursal. Os resultados de todas as etapas do concurso são publicadas na internet e no diário oficial da União, do estado ou do município.
10) A publicação da classificação, que é o resultado final, pode demorar mais de um mês, dependendo do concurso – se houver várias etapas, como avaliação psicológica, avaliação física, análise de título e provas práticas, o prazo aumenta. Novamente, após a divulgação, há dois dias de prazo recursal.
11) Enfim, há a homologação do resultado (oficialização). Isso é de responsabilidade da organização pública responsável pelo concurso. Portanto, é ela quem decide quando ocorrerá. O maior concurso realizado pela empresa que a ME consultou para esta matéria foi da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, com 156 mil candidatos.
CONSULTORIA Samira Baccaro, diretora da Cetro Concursos, empresa especializada em concursos públicos nos âmbitos municipal, estadual e federal