GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Se a temperatura do corpo é de 36 ºC, por que sentimos calor com 30 ºC?

Acredite: por pior que seja essa sensação, trata-se de uma medida preventiva do organismo para preservar sua saúde

Porque nosso corpo tem um mecanismo preventivo para evitar, digamos, um superaquecimento. A coisa funciona assim: o controle da temperatura corpórea é feito pelo balanço entre o calor que o organismo produz e o que ele perde. “Os principais ganhos são o calor gerado pelo simples funcionamento do nosso metabolismo e por fatores ambientais como, por exemplo, a exposição à radiação solar”, diz o fisiologista José Guilherme Chaui-Berlinck, da USP.

Já as perdas ocorrem principalmente pela diferença de temperatura em relação ao ambiente. Quando os termômetros marcam entre 22 ou 24 ºC, a perda de calor praticamente empata com o calor gerado pelo metabolismo, explica o fisiologista.

Num dia muito ensolarado, com os termômetros batendo na casa dos 30 ºC, esse equilíbrio acaba. Apesar de nossa temperatura interna ainda ser mais elevada, a gente passa a perder menos energia para o ambiente.

Resultado: o organismo aciona alguns mecanismos para aumentar essa perda, como a produção de suor e uma redução no ritmo do metabolismo. Tudo para evitar que o calor se acumule internamente, o que poderia levar a temperatura corpórea a ultrapassar os saudáveis 37 ºC.