PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

A bola chutada por Hurst na decisão Inglaterra x Alemanha de 1966 entrou ou não?

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 18h10 - Publicado em 30 jun 2002, 22h00

Não. Apesar de tudo o que se discutiu nos últimos 36 anos sobre esse lance que decidiu a Copa do Mundo daquele ano em favor do time da casa, é preciso ter muito boa vontade para achar que aquela bola entrou. Aos 9 minutos do primeiro tempo da prorrogação, quando o jogo estava 2 x 2, Hurst apanhou um cruzamento da direita e virou para o gol, caindo. A bola cobriu o goleiro Tilkowski e bateu no travessão. Caiu perto ou sobre a linha e voltou para a pequena área, de onde o zagueiro alemão Weber a afastou para escanteio.

Ora, pelas leis da física uma bola que se choca com o travessão, cai no chão e volta, provavelmente caiu fora do gol. Para cair dentro do gol e voltar para fora dele, seria preciso que: a) o chute tivesse um efeito tal que produzisse essa trajetória inusitada; b) a bola tivesse uma imperfeição que a fizesse quicar daquela forma; ou c) uma falha do terreno tivesse impulsionado a bola para trás quando ela bateu no chão. Ainda que nenhuma das três hipóteses possa ser descartada (lance assim aconteceu no jogo Brasil 1 x 0 Espanha, em 1986, numa bola chutada pelo espanhol Michel), é pouco provável.

Infelizmente, nenhuma imagem, em foto ou filme, captou o momento exato em que a bola toca o chão. Mesmo os fotogramas dos filmes mostram a bola um momento antes ou um momento depois da queda. Mas, uma foto da agência Hulton Getty, mostra a bola a poucos centímetros de chegar ao solo. Pela posição da sombra, é possível determinar que, no instante em que a bola cai, sua sombra estaria sobre a linha. Como para o gol ser consignado é preciso que ela ultrapasse inteiramente a “linha fatal”, pode-se afirmar com segurança que a bola não entrou.

Apesar da frase que até hoje o autor do gol não se cansa de repetir: “Ela entrou por um metro”. OK, Hurst, OK.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.