PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

A costa dos coqueiros , perigo no paraíso

Doença avança no litoral sul da Bahia.

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 18h33 - Publicado em 30 abr 2001, 22h00

Jomar Morais

A Costa dos Coqueiros, trecho do litoral baiano ao norte de Salvador, é um pedaço de paraíso que abriga alguns dos resorts mais famosos do Brasil. Justo nesse cenário de beleza e sossego, um inimigo invisível ameaça o homem com uma doença incômoda e traiçoeira: a leishmaniose. Segundo a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), a Bahia é o terceiro maior foco, no país, de leishmania – o protozoário causador da doença. Perde apenas para o Pará e o Mato Grosso. Mais: boa parte dos 3 300 casos anuais de leishmaniose registrados na Bahia concentra-se na aprazível costa dos resorts. Existem dois tipos de leishmaniose. Na versão branda, cutânea, a doença provoca feridas na pele e deformações no rosto. Na forma visceral, o fígado e o baço da vítima são praticamente destruídos pelo protozoário e o sistema imunológico entra em colapso. O desfecho é quase sempre a morte do paciente, causada por infecções e hemorragias. Mas a Bahia não é um caso isolado.

Tradicional moléstia rural que atinge 30 000 brasileiros por ano, a leishmaniose vem avançando sobre as cidades. A Universidade Federal de Minas Gerais e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) estudam a criação de uma vacina comestível, utilizando a alface como veículo. Nos Estados Unidos, cientistas testam, em ratos, um antídoto extraído da saliva do próprio mosquito flebótomo, que trasmite a leishmaniose, ainda não contaminado pela doença.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.